sábado, 9 de julho de 2011

insidioso


título original. INSIDIOUS


realização.
james wan.
argumento. leigh whannell.
protagonistas. patrick wilson. rose byrne. barbara hershey.

género.
terror.
duração. 103 min
ano.
2010

sinopse. um jovem casal e os seus três filhos pequenos mudam-se para uma nova casa nos subúrbios. quando um dos rapazes, a brincar, se magoa, o facto é descartado por ser banal. porém, no dia seguinte, ele não acorda do que parece ser um coma inexplicável. passam-se meses. renai, a mãe, começa então a ver figuras e sombras e a ouvir ruídos assustadores pela casa, que crê estarem relacionados com o que aconteceu ao filho. [site-oficial-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  insidioso / insidious é da mesma dupla (realizador + argumentista) de saw e silêncio mortal. o género é o mesmo - terror -, e são filmes decentes no género, especialmente saw, bem acima da média.


o filme começa calmamente, com o quotidiano normal de um casal com três filhos pequenos; junte-se a isso a mudança para uma casa nova e temos rebuliço e distracção ligeira para os minutos iniciais, que nos levam a crer que vamos levar com a treta habitual: muitos gritos (estridentes), sangue e sustos previsíveis. quando um dos filhos cai num coma inexplicável pelos médicos, só resta aos pais procurar respostas pouco convencionais.


insidioso / insidiousas não é o tipo de filme de terror cheio de tripas de fora e repentes com música a marcar o compasso, mas consegue ser bastante assustador (mesmo!). não deixa de ser uma história paranormal, com espíritos e outros figurinos do além - habituais quando o tema se relaciona com assombrações -, mas a forma como está escrita e filmada é original e bastante competente.

há um crescendo de suspense nas cenas e diálogos que nos vão envolvendo e que tornariam a hora de meia de fita bastante agradável, não fosse o facto de nos sentirmos assustados e tensos e não querermos perder pitada do que se passa no ecrã. até ao fim, a tensão está lá, é palpável  e temos a certeza de estar perante um bom filme de terror.



a médium e o seu ajudante paranormal ou...
como estas personagens mais parecem a avó e o neto tótó.

os actores principais não são grandes estrelas de hollywood mas são actores sólidos (wilson participou no excelente pecados íntimos), com boas interpretações; destaco a equipa paranormal (do qual faz parte o argumentista do filme, leigh whannell, que costuma fazer uma "perninha" nos filmes que escreve), que proporciona algumas cenas descontraídas com humor.

vejo bastantes filmes do género e é difícil encontrar um que se destaque, mas são esses que procuro ver, por serem diferentes e dignos de nota. este é um deles.

»»»


.
i went into dalton's room... there was something in there with him. it was standing in the corner. i asked it, "who are you?" it said "a visitor." i then asked it, "what do you want?" it said dalton .


»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...