segunda-feira, 27 de junho de 2011

a guerra dos tronos (temporada 1)


título original.
GAME OF THRONES (season 1)

criado por.
david benioff. d b weiss.


elenco principal. eddard stark (sean bean). cersei lannister (lena headey). daenerys targaryen (emilia clarke). tyrion lannister (peter dinklage). khal drogo (jason momoa). jamie lannister (nikolaj coster-waldau). robert baratheon (mark addy). catelyn stark (michelle fairley). jorah mormont (iain glen). jon snow (kit harington). robb stark (richard madden).


género. drama. fantasia.


temporada.
1

ano. 2011
episódios. 10

sinopse. westeros, onde robert baratheon é rei. várias famílias nobres lutam pelo poder e pela sobrevivência, servindo-se de esquemas e intrigas. quando o rei nomeia o seu leal amigo, lorde ned stark, para mão do rei, um cargo de grande poder e honra, começam as movimentações para tomar o trono. do outro lado do mundo, escondem-se os últimos sobreviventes da família real deposta, os targaryen, também eles desejosos de reaverem o reino de westeros. os conflitos, alianças e traições entre as diversas casas precipitam acontecimentos sangrentos. quando se joga o reino dos tronos, ganha-se ou morre. {página-oficial-da-série}


avaliação
[ fenomenal ]

crítica.  game of thrones foi uma série muitíssimo aguardada e muito discutida em inúmeros fóruns e sites. a razão? é a adaptação televisiva da aclamada saga bestseller de george martin, a song of ice and fire, simplesmente a melhor saga de high fantasy dos últimos anos, com vendas estrondosas em todo o mundo. por cá, é editada pela saída de emergência.



a 1.ª temporada é baseada no primeiro livro da série, game of thrones / a guerra dos tronos, seguindo a ordem do livro (embora se adiantem, para melhor compreensão da história, alguma cenas que se passam no 2.º volume apenas) em termos de acontecimentos (há até diálogos ipsis verbis tirados do livro de martin); a série desenrola-se de forma bastante fiel ao original.


conforme explanado na sinopse, a acção passa-se nos sete reinos de westeros, «onde os verões duram décadas e os invernos uma vida inteira» e mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para controlar o trono de ferro, aka o trono real. porém, nas regiões desconhecidas mais a norte e nos continentes vizinhos, ameaças adicionais começam a surgir.


o ritmo da história, os cenários e os diálogos estão fantásticos. as personagens estão excelentemente incorporadas pelo elenco escolhido (tendo sempre em conta que cada leitor imaginou caras, vozes e cenários à sua maneira - e aqui me acuso também - o saldo é muito acima do expectável), e acabamos por aceitar que aqueles são a cersei, o ned ou o jon snow que imaginámos (no varys, no mindinho, na arya, no khal drogo, nos meistres acertaram em cheio, melhor era impossível!), com todos os tiques, malvadezes e traços de carácter inerentes.
 

a temporada 1 tem 10 episódios, todos eles extremamente bons, fiéis à obra de martin. no final do último episódio, ficamos a salivar por mais, principalmente porque quem já leu os livros sabe que o que se avizinha é ainda melhor, naquela que já é a série do ano.
nota: em portugal, é transmitida no canal syfy.


»»»


. robb: tell lord tywin winter is coming for him. twenty thousand northerners marching south to find out if he really does shit gold .

. shaggar: how would you like to die, tyrion, son of tywin ?
. tyrion: in my own bed, at the age of 80, with a belly full of wine and a girl's mouth around my cock .


. ned: glad to see you're protecting the throne .
. jaime: this sturdy old thing? how many kings asses have polished it, i wonder. and, what's the line ? the king shits and the hand wipes .


. tyrion: let me give you some advice, bastard. never forget what you are. the rest of the world will not. wear it like armor and it can never be used to hurt you .
. jon: what the hell do you know about being a bastard ?
. tyrion: all dwarves are bastards in their father's eyes .

»»»



Um comentário:

Unknown disse...

Somos fascinados pela história medieval desta série, é que tudo o que é ótimo nisso, do começo ao fim, um exemplo é o elenco envolvido, como Arya Stark, excelente atriz que deu um toque único a esta saga. Este 12 de abril já é a quinta temporada de volta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...