domingo, 6 de julho de 2014

the mist - nevoeiro misterioso

[ bom ]

título original. the mist.

género. terror. suspense.
duração. 126 min
ano.
2007

realização e argumento. frank darabont.
protagonistas. thomas jane. marcia gay harden. laurie holden. toby jones.
sinopse. uma estranha tempestade gera um nevoeiro que envolve por completo uma pequena cidade. um grupo de habitantes fica preso no supermercado local, onde tem de lutar pela vida. [imdb]
 
---

numa cidade pequena onde todos se conhecem, os efeitos de uma tempestade agressiva fazem-se sentir no dia seguinte: árvores arrancadas, vidros partidos, carros amolgados. pressentindo uma continuação, várias pessoas acorrem ao supermercado local, abastecendo-se para uma eventual catástrofe.

ao mesmo tempo, uma estranha neblina desce sobre a cidade, uma nuvem branca que engole quem passa sem deixar sobreviventes. com algum alarme e pânico à mistura, as dezenas de pessoas no supermercado ficam isoladas, o que vai resultar numa luta pela sobrevivência e um olhar crítico ao instinto de sobrevivência e civilidade mascarado de drama apocalíptico.


pouco conseguidos estão os efeitos especiais, o que não faz grande mossa, pois este não é um filme-pipoca. o que conta e enche o olho é o elenco talentoso (frances sternhagen, toby jones, marcia gay harden), que dá vida a uma história que simultaneamente surpreende e entristece, e a forma hábil como darabont conduz a acção. há alguns estereótipos, necessários à trama, mas tudo se conjuga harmoniosamente.


o final causou alguma polémica por não reunir consenso entre cinéfilos, mas eu gostei bastante; remata o filme com o tom certo. o final esperado não teria o mesmo impacto e, pessoalmente, só dispensava mesmo era a música irritante utilizada na cena final; thomas jane, o herói de serviço, surpreendeu num papel de maior profundidade que o habitual e é a imagem do desespero num mundo frio.



the mist - nevoeiro misterioso tem tudo o que um filme de terror precisa para ser bom: é assustador, atmosférico e tem personagens interessantes.

depois de à espera de um milagre e os condenados de shawshank, esta é a confirmação de que frank darabont é o realizador indicado para adaptar king ao cinema. as suas adaptações são soberbas, com um toque de humanidade e ambiente difíceis de igualar.

»»»
. (...) as long as the machines are working and you can dial 911. but you take those things away, you throw people in the dark, you scare the shit out of them. no more rules .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...