segunda-feira, 3 de julho de 2023

dias em chamas

[ muito bom ]


título original. kurak günler (burning days)
.
género. thriller. drama.
duração. 2h 9min
ano.
2022

realização e argumento. emin alper.

protagonistas. selahattin pasali. ekin koç. erol babaoglu. erdem senocak. selin yeninci.

sinopse. um jovem procurador é colocado numa pequena cidade turca a braços com crises no abastecimento de água e escândalos políticos. [imdb]
 
---

emre, um procurador jovem e dinâmico é colocado numa pequena cidade (a fictícia yaniklar).

no dia em que chega, está a decorrer uma caça ao javali nas ruas da cidade, com vários tiros a serem disparados para o ar.


Fonte: Google Images

emre começa a investigar a ocorrência no dia seguinte, entrando em conflito com algumas das forças locais. isso, aliado a uma escolha infeliz num evento social organizado pelo presidente da câmara, faz com que a primeira investigação criminal de emre (a agressão sexual de uma jovem cigana com um atraso mental) leve a rumores incendiários, que colocam o procurador numa situação delicada.

Fonte: Google Images

emre tem aliados em yaniklar: uma juíza possivelmente não corrupta com quem emre tem uma relação cordial, um chefe de polícia cooperante e o director do jornal local de oposição; mas rapidamente percebemos que nada é claro.

paralelamente, começam a aparecer várias crateras na periferia da cidade, ligadas à escassez de água.

com as autárquicas a aproximarem-se, os habitantes estão sob pressão daqueles que dominam a economia local e administram o recurso mais vital - a água -, e vários conflitos começam a agudizar-se
.

Fonte: Google Images

apesar de ter vários elementos de outros géneros, dias em chamas é essencialmente um thriller político que traz à luz o que tem vindo a acontecer na turquia durante o longo mandato de recep erdogan, com a corrupção generalizada aliada a um sistema de terror.

o filme esteve nomeado no festival de cannes 2022, na secção un certain regard e queer palm.

Fonte: Google Images

dias em chamas está repleto de momentos tensos e sufocantes, interpretados com mestria e com uma banda sonora hipnótica de fundo.

o final é ambíguo. achei-o forte, apesar da minha interpretação ser pessimista.

o realizador emin alper revelou há uns meses que o ministério da cultura turco quer de volta o apoio financeiro (com juros) que deu ao filme, alegando que não foi consultado relativamente às alterações feitas ao guião original. especula-se que o motivo seja devido à inclusão de um romance homossexual entre duas das personagens, inicialmente ausente
.


»»»
.
mr. prosecutor, did we scare you a bit ?
»»»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...