quarta-feira, 17 de maio de 2023

o exorcista do vaticano

 

[ bom ]

título original. the pope's exorcist
.
género. thriller. terror.
duração. 1h 43 min
ano.
 2023

realização. julius avery.
argumento. michael petroni. r dean mccreary. evan spiliotopoulos.

protagonistas. russell crowe. franco nero. daniel zovatto. alex essoe.
laurel marsden. peter desouza-feighoney.

sinopse. baseado na figura do padre amorth, o exorcista principal do vaticano, o filme segue o exorcismo de uma criança e a descoberta de uma conspiração ao mais alto nível. [imdb]
 
---

o exorcista do vaticano é baseado na actividade de gabriele amorth, um padre italiano reconhecido como o exorcista oficial do vaticano, falecido em 2016 aos 91 anos.

o filme segue amorth (russell crowe) a uma abadia decrépita em espanha, onde um rapaz terá sido possuído por um demónio.

 

Fonte: Google Images

montado na sua lambreta e armado com um kit (maleta) de exorcista e um sentido de humor seco, o padre amorth terá de exorcizar uma entidade poderosa com a ajuda de um padre mais novo e inexperiente (daniel zovatto, it follows / vai seguir-te).

a fita abre com uma cena forte, talvez a melhor. nela, amorth insulta um demónio ao ponto de o mesmo se auto-encurralar, o que leva à sua derrota. é assim que somos apresentados ao protagonista: um homem arguto, de sorriso e resposta pronta, difícil de intimidar.


Fonte: Google Images

russel crowe, cuja interpretação eleva o filme e o distingue de apenas mais um dentro do género, com as fórmulas habituais, parece ter encontrado um nicho nos últimos anos, entre thrillers e biopics. como amorth, ao volante da sua lambreta, de meias vermelhas e óculos de sol de lentes coloridas, é o contrário do que esperaríamos de alguém que passa a vida a encontrar pessoas desequilibradas e entidades sobrenaturais – é um exorcista cool e com estilo.


Fonte: Google Images

mas também há profundidade na personagem principal, a única verdadeiramente desenvolvida, e crowe utiliza o seu talento e “carrega” o filme, dando mais nuances à acção, que tem ainda um sub-argumento relacionado com uma conspiração que remonta há séculos. destaque ainda para franco nero, que interpreta o papa joão paulo ii.

Fonte: Google Images

o exorcista do vaticano é mais um thriller religioso com alguns sustos, do que um filme de terror. os efeitos especiais são bons, especialmente na cena final. o saldo é um filme de exorcismo com o seguimento tradicional que se apoia nas personagens para se distinguir – e só o consegue com uma que, calhando ser o protagonista, salva o filme da mediocridade.

o exorcista do vaticano é um filme bonzinho, mas só por causa de russell crowe. e o final deixa a porta aberta para uma sequela.


»»»
.
if evil does not exist, then what then is the role of the church? i think we all have to be careful of the congregation for the doctrine of the faith. sounds to me like they want us all out of a job .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...