sábado, 18 de junho de 2011

miss marple (volume 2)


título original.
MISS MARPLE (VOLUME 2)

criado por.
agatha christie.
elenco principal.
jane marple (joan hickson). detective inspector craddock (john castle).


género.
policial.

duração. 700 minutos
ano. 1988-1992
filmes. 05

sinopse. miss marple é uma velhota que mora numa aldeia inglesa. aparentemente comum, dedica-se ao tricot e ao seu jardim. às vezes, é considerada caduca, mas quando resolve mistérios, mostra ter uma mente lógica e imbatível, com um conhecimento incomparável da natureza humana. {página-oficial-da-autora}


avaliação
[ bom ]

crítica.  a miss marple não é a minha personagem favorita da agatha christie, o hercule poirot é que é (não lhe chamem franciú que ele é belga até ao tutano!).

mas esta velhota insuspeita com tiques de senilidade e alusões constantes a um sem-número de sobrinhos e afilhados tem uma mente, soberbamente formatada, para resolver homicídios e localizar assassinos e assassinas. e isso faz com que seja a minha segunda personagem favorita da dama do crime.


joan hickson está muito bem na pele de miss jane marple, solteirona convicta de olhar aguçado e faro para o mal. os cinco episódios/telefilmes que constam deste volume 2 são todos baseados nas obras com o mesmo nome e reproduzem (numa versão mais compacta) os livros:

- mistério no caribe (a caribbean mistery)
- a maldição do espelho (the mirror crack´d from side to side)

- convite para um homicídio (4.50 from paddington)
- anúncio de um crime (a murder is announced)

- némesis (nemesis)




os diálogos estão bons e os actores incorporam os estereótipos: o pároco distraído com a esposa espevitada (lá os padres casam-se), as solteironas cheias de rugas que sabem da vida de toda a gente, os excêntricos que vestem xadrez em dia de riscas ou tomam chá sem leite
.

o único senão é que estas adaptações já têm uns anos (foram produzidos entre 1988 e 1992) e a imagem não é a melhor e há toda uma sensação de mofo (que os episódios mais recentes de poirot não têm, e ainda bem).


no entanto, ultrapassando-se esses demenos, é uma colecção que se vê bem, e pelo que tenho lido, joan hickson foi das melhores actrizes que interpretou a personagem, e o que tenho visto das adaptações mais recentes, bem piores, isso vale por termos uma miss marple bem mais credível e fiel aos livros de christie.

»»»


.
the love of money... the root of all evil!

. young edmund, he's a very odd young man - writes books - and i have heard he's a communist !

. oh really, yes, well he must be rather lonely in chipping cleghorn .


. thousand of years ago she had a measuring rod, a sword, and a whip. yes, it was called a scourge. she rode about in a chariot drawn by griffins. nemesis. last time i saw her, she was wearing a pink, woolly shawl .

»»»




2 comentários:

anouc disse...

Sou fã incondicional. Vi todos os episódios, li todos os livros. =')

barroca disse...

Sou fã da agatha (não a oxigenada portuguesa que pede que não fiquem com ele) e quando era chavala, li os livros todos da senhora à pala da biblioteca municipal (até os que ela escreveu sob pseudónimo e não são grande pevide).

Mas gosto mêmo mêmo é do Poirot! mas a velhota também é fixe. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...