segunda-feira, 19 de junho de 2023

a conferência

 

[ muito bom ]


título original. die wannsee konferenz
.
género. drama histórico.
duração. 1h 48 min
ano.
 2022

realização. matti geschonneck.
argumento. magnus vattrodt. paul mommertz.

protagonistas. phillip hochmair. godehard giese. johannes allmayer. markus schleinzer. jakob diehl. arnd klawitter. peter jordan. sascha nathan. lilli fichtner. thomas loibl.

sinopse. em janeiro de 1942, junto ao lago wannsee, os principais membros do regime nazi reuniram-se para decidir a "solução final da questão judaica", a organização do genocídio de milhões de judeus. [imdb]
 
---

janeiro de 1942.

as tropas nazis estão famintas e congeladas em território russo. 

os estados unidos entraram na guerra.
enquanto hitler demite generais, quinze homens da sua confiança (oficiais, secretários de estado, directores de serviços e conselheiros) participam numa reunião secreta em wannsee.
 
Fonte: Google Images

a ordem de trabalhos é a "solução final da questão judaica", uma expressão que significa o genocídio de milhões de judeus.

reinhard heydrich, director do gabinete central de segurança do reich (e aquele que manda na gestapo) é o anfitrião da reunião, que decorre em clima jovial, intervalada com pausas para café, como se qualquer outro assunto estivesse em cima da mesa que não a organização do assassinato em massa.

Fonte: Google Images

a acção do filme acompanha a acta da reunião, lavrada por adolf eichmann, um dos mestres logísticos da “solução final”.

apenas uma cópia da acta sobreviveu até aos nossos dias.

os argumentistas e o realizador matti geschonneck trazem, assim, ao ecrã uma reconstituição do que poderá ter sido a verdadeira conferência. as várias cenas ilustram a coordenação dos vários ramos do governo para realizar a destruição dos judeus, numa reunião arrematada em poucas horas
.

Fonte: Google Images

a interacção entre os vários intervenientes tem situações de conflito e negociação, mas também existem momentos de humor que deixam o espectador desconfortável com a leveza do grupo.

o elenco é muito bom (destaco os actores que interpretaram reinhard heydric, heinrich müller e wilhelm stuckart) e o filme tem um bom ritmo, apesar do cenário ser quase exclusivamente limitado a uma sala de reuniã
o.

Fonte: Google Images

a conferência arecadou vários prémios de melhor filme europeu, incluindo o prix europa, o romy e o new york festivals tv & film awards.

»»»
.
and how extensive are these measures exactly? we are talking about eleven million [persons] .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...