sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

o nevoeiro

[ bom ]

título original. the fog.

género. terror.
duração. 89 min
ano.
1980

realização. john carpenter. 
argumento. john carpenter. debra hill.
protagonistas. jamie lee curtis. hal holbrook. janet leigh. adrienne barbeau.
sinopse. os habitantes de antonio bay celebram os 100 anos da cidade, desconhecendo que as festividades vão ser interrompidas por entidades sobrenaturais. [imdb]
 
---

john carpenter é um mestre do terror com créditos firmados. da sua filmografia, destaco o meu preferido: the thing / veio do outro mundo, uma jóia difícil de superar e que tem envelhecido muito bem (conta mais de trinta anos).

dois anos antes, carpenter lançou este o nevoeiro, uma tentativa bem sucedida do "cá se fazem, cá se pagam". em antonio bay, uma pequena cidade piscatória onde pouco acontece, prepara-se a comemoração do centenário da cidade, que inclui a inauguração de uma estátua de homenagem aos fundadores da cidade.


no mesmo dia, o padre da cidade descobre o diário do seu avô, um dos fundadores, onde descreve o assassinato de um grupo de leprosos que vivia perto de antonio bay e cujo líder possuía uma avantajada fortuna, que foi usada para desenvolver a vila após a sua morte.

100 anos depois, os fantasmas voltam para se vingar e reclamar as vidas dos descendentes dos seis conspiradores, assumindo a forma num nevoeiro sobrenatural que tem vida própria.


desta simples premissa, carpenter fez um filme eficaz, cheio de sobressaltos, que resistiu bem à passagem do tempo. os efeitos especiais são razoáveis e a história bem elaborada.

o filme é extremamente atmosférico e envolvente, com um desenrolar bem trabalhado (todos as pontas do argumento são bem atadas).


a nível de actores, é um prazer rever a talentosa janet leigh, imortalizada no psycho de hitchcock, que neste filme actua ao lado da filha, jamie lee curtis, ambas com personagens secundárias. nos anos 70 e 80, era muito comum ter actores de renome em filmes de terror (o preconceito do terror como um género "menor" é uma moda dos anos 90), bem diferente da realidade actual, onde estão populados de adolescentes e figurinhas lançadas por reality shows.

o nevoeiro é um clássico do terror e de john carpenter, uma pérolazinha dificil de igualar (e o péssimo remake de 2005 comprova-o).

»»»
. sandy, you're the only person i know who can make "yes, ma'am" sound like "screw you".
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...