domingo, 9 de fevereiro de 2020

jojo rabbit

[ muito bom ]

título original. jojo rabbit.

género. drama. comédia. guerra.
duração. 1h 48min
ano.
 2019

realização e argumento. taika waititi.

protagonistas. taika watiti. roman griffin davis. scarlett johansson. thomasin mckenzie.
sinopse. um rapaz, membro da juventude hitleriana, descobre que a mãe está a esconder uma jovem judia. [imdb]
 
---

esta noite são os óscares e a lista de nomeados a melhor filme é longa; jojo rabbit está entre os nomeados, e dos cinco (em nove) que vi, é um dos meus favoritos, a par com parasita


jojo tem 10 anos e vive numa cidade alemã nos últimos meses da segunda guerra mundial. o pai foi chamado para a frente de batalha e ele e a mãe vivem sozinhos. jojo é precoce mas naturalmente tímido, e quer ser como os outros meninos. sendo um rapaz do seu tempo, é fervoroso na sua defesa da ideologia nazi, crendo profundamente no que lhe é ensinado e envergando com orgulho o seu uniforme da juventude hitleriana. tem um amigo imaginário: pateta, espontâneo, que dança desengonçadamente... e é o sósia - versão maori - de hitler.


vamos seguindo a vida de jojo, semelhante à de tantas outras crianças alemãs na altura. torna-se bastante evidente como o ódio tem de ser ensinado para ser praticado. a mãe do protagonista tenta confrontar o filho com o extremismo das suas convicções sem revelar abertamente a sua própria ideologia. as cenas entre os dois são muito bonitas e enternecedoras; já as cenas entre jojo e a jovem judia são de confrontação e descoberta. à medida que jojo descobre outro tipo de amor, o ódio [aos judeus] deixa de fazer sentido.

e é isso que jojo rabbit é: a história de um rapaz que se apaixona e tem de manter a sua paixão secreta de toda a gente, incluindo dele mesmo, enquanto se apercebe de que a maioria dos adultos que o rodeiam lhe mente e são eles mesmos infantis nas suas convicções e no seu ódio. os diálogos são eficazes e o realizador/argumentista (que interpreta hitler) rouba todas as cenas em que aparece, a par com o melhor amigo de jojo (o estreante archie yates).


jojo rabbit nunca tenta ser um filme sobre o holocausto, e os momentos dramáticos são escassos e atenuados, mas subtilmente refere-se a várias atrocidades cometidas nessa altura. os diálogos entre adultos são irónicos e baseados na propaganda nazi da altura. várias personagens são caricaturas, as suas acções risíveis (como a cena em que o protocolo nazi do "heil hitler" é ridicularizado).

no final, o bem triunfa. a vida é bela; e dançar é obrigatório.

»»»
. you're not a nazi, jojo. you're a ten-year-old kid who likes dressing up in a funny uniform and wants to be part of a club .
»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...