domingo, 8 de agosto de 2021

vai seguir-te

[ muito bom ]

título original. it follows.

género. terror. thriller. mistério.
duração. 1h 40min
ano.
 2014

realização e argumento. david robert mitchell.

protagonistas. maika monroe. keir gilchrist. olivia luccardi. daniel zovatto.
sinopse. uma jovem é perseguida por uma entidade sobrenatural depois de fazer sexo. [imdb]
 
---

vai seguir-te foi um dos filmes-sensação de 2015, aclamado pela crítica aquando da sua exibição no festival de cannes.


vi-o recentemente. é um filme muito particular, visualmente muito rico, aberto a interpretações, e... de uma qualidade inegável.

jay tem 19 anos e tem saído com um rapaz de quem gosta. na primeira (e única) vez em que têm sexo, ele avisa-a que a partir desse momento, ela vai ser seguida por uma entidade que vai tentar matá-la. a única forma de se livrar da maldição é passá-la a outra pessoa... depois de terem sexo.
 

o tema mais óbvio do filme seria o de avisar dos perigos do sexo casual e dos problemas que daí advêm, nomeadamente promiscuidade e doenças [sexualmente transmissíveis].
 
felizmente, não é assim tão linear, embora essa explicação já o tornasse um filme interessante se a temática fosse apenas essa.
 

o realizador (e argumentista) diz que a ideia do filme veio de um sonho recorrente de quando era criança, onde era seguido por estranhos.
 
ao longo de hora e meia, seguimos jay e o grupo de adolescentes que a tentam apoiar como podem de uma ameaça que não vêem, e a ajudam a escapar à maldição levando-a para uma casa isolada. uma das raparigas cita frequentemente passagens de clássicos da literatura, dando pistas ao espectador sobre os temas principais do filme.


a tensão (nem sempre sexual, longe disso!) está presente em todo o filme, desde a velhinha ao gigante assustador que perseguem jay.  
 
a cinematografia é excelente. todo o visual do filme, os cenários e adereços que não permitem ligar o filme a uma década específica, tornam-no mais universal, ao mesmo tempo que permite um ponto de vista mais intimista, a anos-luz do cinema comercial mas não alienando o espectador pouco habituado (ou simpatizante) do cinema de autor.

destaque ainda para a banda sonora: espectacular.

vai seguir-te fica na retina e os seus temas tocam-nos a todos. um filme invulgarmente muito bom.

»»»
. it could look like someone you know or it could be a stranger in a crowd. whatever helps it get close to you .
»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...