domingo, 20 de janeiro de 2019

the hurt locker - estado de guerra

[ muito bom ]

título original. hurt locker.

género. drama. guerra.
duração. 131 min
ano.
 2008

realização. kathryn bigelow.
argumento. mark boal.

protagonistas. jeremy renner. anthony mackie. david morse. guy pearce.
sinopse. durante a guerra do iraque, um sargento destacado para uma brigada de explosivos causa várias tensões pelo seus métodos inconvencionais. [imdb]
 
---

demorou alguns anos até ver finalmente o filme que colocou kathryn bigelow na lista dos realizadores mais respeitados de hollywood mas finalmente aconteceu. 

excelente; hurt locker - estado de guerra é excelente.

do argumento às interpretações, passando pela fotografia, é um filmaço, um verdadeiro testemunho das tensões e drama que passam as tropas norte-americanas no médio-oriente, captando espectacularmente a dinâmica com que os militares se vêem confrontados quando encerrados nos quartéis e com a hostilidade dos locais onde estão destacados.


desde cedo percebemos a intensidade com que tudo é vivido pelos militares e a forma como as relações de camaradagem se formam e fortalecem. a componente visual é forte e combina na perfeição com a história acelerada e o cenário de desolação de uma cidade em estado de guerra (embora o filme tenha sido filmado na jordânia, não no iraque).

já passaram algumas semanas desde que o vi mas ainda recordo várias cenas do filme; a personagem do sargento james - interpretado por jeremy renner - é inesquecível, assim como os vários segmentos que envolvem as saídas do esquadrão de explosivos, recheados de suspense e adrenalina e que nos fazem dar graças por não vivermos num território em conflicto.

os cenários de guerra produziram filmes e documentários memoráveis, tão bem degustados no conforto do lar, a anos-luz dessa realidade. durante duas horas hurt locker - estado de guerra transporta-nos para um lugar escuro onde ser humano é a mais frágil das condições. obrigatório.

»»»
. the rush of battle is often a potent and lethal addiction, for war is a drug .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...