segunda-feira, 23 de março de 2020

o homem invisível

[ muito bom ]

título original. the invisible man.

género. terror. mistério. thriller.
duração. 2h 4min
ano.
 2020

realização e argumento. leigh whannell.

protagonistas. elisabeth moss. harriet dyer. oliver jackson-cohen. aldis hodge.
sinopse. cecilia escapa de um relacionamento abusivo, vivendo aterrorizada até ao dia em que o ex parece ter cometido suicídio. com o passar do tempo, cecilia começa a suspeitar que ele não está morto. [imdb]
 
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o homem invisível de 2020 foca-se na violência doméstica e coloca o protagonismo na mulher (cecilia) e não no titular da história - recriada inúmeras vezes desde 1940 depois de ter sido escrita em 1897 por h.g. wells. só isso, em si, já é refrescante e merece um visionamento atento. 

leigh whannel, uma das mentes por detrás de alguns filmes do franchise saw, sabe guiar muito bem o espectador, alternando o suspense e o thriller psicológico; não fosse a premissa bem vincada do filme, ficaríamos a pensar se cecilia não estaria louca e imaginado tudo. mas claro que o título é um spoiler absoluto, deixando claro que o ex-companheiro da protagonista não morreu.


o trabalho de câmara é excelente, colocando o espectador dentro das cenas e criando pavor perante um espaço vazio mas que imaginamos ocupado pelo vilão; as cenas de acção são emocionantes. a banda sonora transmite a inquietação necessária.

desde o início que o filme nos mantém em suspenso. existem alguns detalhes que não fazem muito sentido no desenvolvimento das personagens (a reviravolta final, por exemplo), mas que são perdoáveis.


à medida que a trama é desvendada, o filme vai perdendo força. o vilão parece invencível de uma forma que chega a ser absurda, desviando o foco para a ficção científica em vez de se manter no tema do assédio e da violência sofridas por tantas mulheres diariamente.

elisabeth moss carrega todo o filme e fá-lo magistralmente, captando a nossa atenção de uma forma consistente e dando dimensão a uma cecilia traumatizada pelo narcissismo e falta de empatia do homem com quem partilhava a vida. o elenco de apoio é competente.

o final é a parte menos conseguida. mas o caminho até lá é excelente.

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. he said that wherever i went, he would find me, walk right up to me, and i wouldn't be able to see him .
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