segunda-feira, 7 de novembro de 2011

os miseráveis



título original. LES MISÉRABLES

realização.
bille august.
argumento.
rafael yglesias.
protagonistas. liam neeson. geoffrey rush. uma thurman.

género.
drama histórico.
duração. 134 min
ano.
1998

sinopse. frança pós-revolução. jean valjean cumpriu 19 anos de trabalhos forçados por roubar um pão. quando é libertado, começa uma nova etapa e torna-se um homem respeitável e honesto. mas o passado volta para o assombrar na figura de javert, um antigo guarda prisional. [imdb-do-filme]

avaliação [ muito bom ]


crítica.  os miseráveis é uma das muitas adaptações cinematográficas da obra homónima de victor hugo. nunca li o livro nem vi qualquer outra adaptação, mas fiquei rendida à história e às personagens.

a acção passa-se na frança pós-revolucionária, onde a sociedade está longe de estar estruturada de acordo com os princípios de igualdade, liberdade e fraternidade. o fosso social é gigântico e o povo luta pela sobrevivência, onde um tecto e comida garantem-se dia após dia.

jean valjean vagueia pela rua, recém-saído da prisão duas décadas passadas. revoltado e esfomeado, é acolhido por um religioso que lhe ensina o valor da bondade e do perdão e o recupera para a comunidade.
 

anos mais tarde, valjean é um homem próspero e influente na cidade de vigau, mas esconde o seu passado de ex-condenado. quando o seu antigo carcereiro é destacado para vigau como inspector da polícia, os dois homens lutam por fazer valer o seu poder mas valjean é forçado a fugir, perseguido sem misericórdia pelo implacável javert.

geoffrey rush rouba todas as cenas em todos os filmes em que
aparece e aqui repete a dose

há outras personagens e histórias que, ao longo de duas horas de filme, nos entretêm e maravilham. os diálogos são muito bons, espirituosos por vezes, e há quadros de amor e bondade, e também de muita miséria e maldade.

um clássico em muitos aspectos da narrativa,
os miseráveis tem uma mensagem lúcida e bastante presente, como que em jeito de moral. o homem bom é muito bom e o homem mau é muito mau, mas victor hugo construiu personagens envolventes que passam por situações muito realistas, o que nos permite ignorar alguns clichés.

é um filmão, vejam.


»»»


. i'm a man who... what's the word for it? i'm one of those people who doesn't eat every day. i'm... i'm hungry, that's the word.

. jean valjean my brother you no longer belong to evil. with this silver, i have bought your soul. i've ransomed you from fear and hatred, and now i give you back to god
.

»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...