segunda-feira, 30 de julho de 2012

transiberiano



título original. TRANSSIBERIAN

realização. brad anderson.
argumento. brad anderson. will conroy.
protagonistas. woody harrelson. emily mortimer. eduardo noriega. ben kingsley.
género. thriller. drama.
duração. 111 min
ano.
2008
sinopse. roy e jessie viajam para moscovo no lendário expresso transiberiano, onde conhecem outro casal. os quatro tornam-se alvos de investigação por parte do detective grinko, um ex-kgb. [imdb-do-filme]

avaliação
[ bom ]



transiberiano
é um bom thriller, passado na branca e gelada sibéria. os cenários são muito bonitos, apesar de um pouco desoladores; os locais por onde o expresso passa são remotos e a população é rural. apesar disso, o perigo espreita... e está em todo o lado.


roy e jessie são um casal de turistas americanos que viaja de pequim a moscovo a bordo do comboio transiberiano. a viagem dura alguns dias e a cabine onde seguem é partilhada com outro casal, do qual se tornam amigos.

o que parece natural, não o é verdadeiramente. desde o início, há um crescendo de tensão e um sentimento de inquietude;  a forma como o filme se desenrola faz com que esperemos que algo comece a correr mal a qualquer momento...o que acaba por se confirmar.

americanos desorientados por terras europeias

mas a reviravolta leva o seu tempo. a primeira parte do filme é mais lenta e aposta no desenvolvimento das personagens e na forma com se relacionam entre si e com o ambiente hostil em redor. na segunda metade, a acção leva uma reviravolta e o thriller dá lugar ao drama.

a aparição de ben kingsley confirma a viragem do argumento, que flui rapidamente até um final bem conseguido, pontuado com boas interpretações, onde emily mortimer se destaca dos demais.

a história é credível, e apesar do tema não ser novo, a abordagem está bem conseguida. bom filme.

»»»

curiosidade: com a duração de 8 dias, a viagem do expresso transiberiano que liga pequim a moscovo é a viagem mais longa do mundo feita por comboio.

»»»

. kill off all my demons, roy, and my angels might die, too .

»»»


2 comentários:

Vespinha disse...

Vi este filme num dia quente de verão. Para além de me ter refrescado, concordo contigo que é bastante bom.

barroca disse...

é bom e tem um final bem ao meu gosto (girl power!) ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...