sexta-feira, 30 de setembro de 2011

mártires


título original. MARTYRS

realização e argumento.
pascal laugier.

protagonistas. morjana alaoui. mylène jampanoï. catherine bégin.

género.
thriller. terror.
duração. 99 min
ano.
2008

sinopse. lucie, torturada e mantida em cativeiro, consegue escapar. longe de ser o fim, é o início do pesadelo da jovem e da sua melhor amiga, que sofrerão as consequências do acontecimento. [imdb-do-filme]


avaliação
[ fraco ]

crítica.  mártires foi tão recomendado e louvado pela crítica - o que é raríssimo num filme de terror -, que tive de o ver. a sinopse é apenas a ponta do icebergue, porque a história leva uma reviravolta inesperada na segunda parte a ponto de parecer um segundo filme. isso não o melhora, sendo que a primeira parte é melhorzita.

lucie, ainda miúda, é raptada e agredida todos os dias. quando consegue escapar, entra em estado catatónico, e colocada numa instituição. lá, afeiçoa-se a outra jovem, anna, a única pessoa que consegue chegar-lhe, transformada que está num autêntico bicho. 15 anos mais tarde, as jovens vêem-se envolvidas num múltiplo assassinato a sangue frio, pois lucie acredita que encontrou os seus captores e quer vingança.
 


nem algemada conseguiam que visse este filme outra vez!

o filme vive da violência em doses maciças. há sangue suficiente para três longas metragens. há pretensões religiosas e filosóficas, claramente enxertadas para justificar tanta pancadaria. há uma tentativa de chocar o espectador levando-o a reflectir sobre a natureza humana. mas é tudo tão excessivo e inadequado que a tortura torna-se banal e o sofrimento indiferente.

o elenco é diminuto, os diálogos escassos. acredito que o intento seja de que o espectador se foque no que se passa, na história em si, mas a mensagem peca por não passar com a força que poderia.

as intenções podem ser boas, o filme é mau.

»»»

. martyrs are exceptional people. they survive pain, they survive total deprivation. they bear all the sins of the earth. they give themselves up. they transcend themselves... they are transfigured .

»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...