quarta-feira, 10 de agosto de 2011

pandemia





título original.
CARRIERS

realização e argumento.
àlex e david pastor.
protagonistas.
chris pine. piper perabo. lou taylor pucci.


género.
thriller.
duração.
84 min

ano.
2009

sinopse. um vírus mortal contaminou todo o planeta. o contágio é uma ameaça real, que está em toda a parte, pelo que ninguém está seguro. quatro pessoas seguem pela estrada nacional, em direcção a uma praia isolada no golfo do méxico, onde a pandemia ainda não terá chegado. [site-oficial-do-filme]

avaliação
[ razoável ]

crítica.  pandemia / carriers revisita um tema bastante popular no cinema dos últimos anos: o cenário pós-apocalíptico. pessoalmente, gosto do tema, mas vi filmes onde já foi tratado de uma forma mais assustadora e/ou interessante (eu sou a lenda, 28 dias depois).

o mundo está infectado por uma pandemia sem cura. a única hipótese de sobreviver é escapar à doença, evitando qualquer contacto com um infectado. quatro jovens (dois irmãos, a namorada de um deles e uma conhecida) dirigem-se para uma praia isolada, na esperança de que esteja isenta da doença.


o filme acompanha a sua viagem pelas estradas secundárias dos estados unidos, com todos os percalços possíveis numa situação como esta: combustível escasso, indiferença perante pedidos de ajuda alheios, evitar comportamentos de risco, sempre no seguimento estrito de regras sanitárias.

as intenções são boas e bonitas mas ao longo da viagem, o pequeno grupo depara-se com a necessidade de fazer escolhas, escolhas essas que põem à prova o seu carácter e humanidade, onde o instinto de sobrevivência se revela implacável.

no que toca à lei da sobrevivência, quanto mais irracional melhor!

o filme centra-se na perda de humanidade dos envolvidos, e o drama maior é ver como os laços de sangue e de amor começam a esmorecer. algumas cenas poderiam ter sido mais poderosas se os realizadores tivessem resistido a alguns facilitismos.
 
as interpretações do filme são boas, embora pouco exigentes. o filme é pouco desenvolvido e curto, com um desfecho que poderia ter tido um impacto bastante mais significativo não fosse a pressa em lá chegar.


»»»


.
the rules are simple. at least that's how my brother sees it. one, avoid the infected at all costs. their breath is highly contagious. two, disinfect anything they've touched in the last 24 hours. three, the sick are already dead, they can't be saved. you break the rules, you die. you follow them, you live .

»»»



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...