quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

gritos (2022)

 

[ bom ]

título original. scream.

género. terror. thriller.
duração. 1h 54min
ano.
 2022

realização. matt bettinelli-olpin. tyler gillett.
argumento. james vanderbilt. guy busick.

protagonistas. neve campbell. courteney cox. david arquette. jenna ortega. melissa barrera. marley shelton. jack quaid.
sinopse. mais de 20 anos após o massacre de woodsboro, um novo assassino toma o lugar de ghostface; quem será?[imdb]
 
---

este novo gritos é o quinto filme da saga, iniciada em 1996 com gritos.

é o primeiro a não ser realizado pelo mítico wes craven, falecido em 2015. 

funciona simultaneamente como uma requel (misto de reboot e sequela, misturando o universo dos filmes anteriores com novo material e abrindo novos caminhos, como aconteceu com Star Wars e Jurassic Park) e uma homenagem a wes craven e à restante saga - nomeadamente o primeiro filme, considerado o melhor pelos críticos e pela maioria dos fãs.

Fonte: Google Search Engine

desde o lançamento do primeiro gritos em 1996, uma lufada de ar fresco dentro do género, com os seus diálogos mordazes e a auto-crítica aos clichés do género, que a saga terá atravessado três gerações diferentes de espectadores e cinéfilos, os filmes permanecendo na cultura pop em proporção da respectiva relevância. todos têm uma base comum (eventos, protagonistas), à qual se dá uma nova roupagem e reviravoltas de forma a refrescar o que já foi feito.

após 25 anos do primeiro massacre em woodsboro, uma jovem recebe um telefonema de ghostface. é assim que abre (novamente) gritos em 2022. 

é uma cena que remete para a cena inicial do filme de 1996, com drew barrymore, uma cena arrepiante e genial, icónica no cinema moderno de terror. o cenário repete-se: ao falhar uma das questões, a jovem é brutalmente atacada. 
 
Fonte: Google Search Engine

a partir daqui, somos apresentados a um novo grupo de protagonistas, alguns deles com nomes de figuras maiores do cinema (wes, carpenter) que terá de ser sobreviver ao assassino mascarado, seguindo as regras de sobrevivência, elencadas no original.

como nos filmes anteriores, esta nova fita de 2022 está bem ancorada no tempo presente, embora sejam várias as piscadelas d'olho aos filmes precedentes e as meta-references abundantes e inteligentes, que nos fazem soltar uns quantos "ahah, percebi o que fizeram ali e gostei!". 

interessante ainda a abordagem ao chamado "elevated horror", termo usado para caracterizar filmes como Hereditary, The Babadook e It follows, que tentam aterrorizar/perturbar/inquietar o espectador com o recurso a temas densos e mensagens implícitas ao invés de recorrerem a "sangue e tripas", sendo que gritos se auto-caracteriza como não fazendo parte deste grupo "elevado" mas furtando-se à etiqueta de "simples", estando numa categoria muito própria.

Fonte: Google Search Engine

é o duo de relizadores matt bettinelli-olpin e tyler gillett, conhecidos pelo filme de terror de 2019,
ready or not (bom filme!), que toma o leme, com várias referências - e reverência - ao trabalho de wes craven.

o novo elenco é talentoso e diverso. o elenco original, com neve campbell, courteney cox e david arquette, elevam o filme; temos campbell e cox mais couraçadas, num papel quase de mentoras, e um david arquette mais complexo, e sempre interessante de seguir.

pode ir-se ao filme céptico q.b. -  afinal é o quinto título (um dos slogans diz tudo: “[o assassino] é sempre alguém que tu conheces”) e quantas reviravoltas poderão ainda surpreender? e aqui pesa o facto de ser previsível e da fórmula já não ter, quiçá, muito a oferecer. a revelação final não é bombástica... nem poderia ser, acrescentariam alguns.

apesar de não ser tão bom, na minha opinião, como o 1.º e o 4.º filmes, não desilude.

no fim, gritos (2022) salda-se num filme inteligente, com o terror e humor auto-depreciativo habituais, uma adição digna à saga.

»»»
. i’m sidney fucking prescott. of course i have a gun.
 
. there are certain rules to surviving a stab movie. rule #1: never trust the love interest. rule #2: what is the killer's motive ? rule #3: the first victim always has a friend group that the killer's a part of .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...