domingo, 2 de janeiro de 2022

chapelwaite

 

 [ bom ]

título original. chapelwaite.
género. terror. mistério.
episódios. 10 (8h 36m)
ano.
2021

adaptação. jason filardi. peter filardi.

protagonistas. adrien brody. emily hampshire. jennifer ens. gord rand. ian ho. devante senior.
sinopse. após a morte da esposa, o capitão charles boone decide deixar a vida de marinheiro e mudar-se com os filhos para a casa dos seus antepassados, mesmo que isso signifique enfrentar a hostilidade dos locais, que não vêem como bons olhos o clã boone. [imdb]

---
 

em 2019, noticiou-se que o canal televisivo norte-americano epix estaria a preparar uma série de terror inspirada no conto jerusalem's lot, de stephen king, com adrien brody no papel principal. em 2021, a série foi lançada. 
 
sendo fã de terror, era uma questão de tempo até a ver. o facto de ter adrien brody também ajudou. quando ficou disponível aqui em frança, no amazon prime video, juntei-o logo à lista.

 
o ano é 1850. o capitão boone, recentemente viúvo, muda-se com os três filhos para a propriedade de família que lhe foi deixada como herança, chamada chapelwaite, que inclui uma mansão, terrenos e uma serração. chapelwaite fica próxima de preacher's corners, e os habitantes não acolhem a família boone de braços abertos, com os primeiros episódios a focarem-se nos conflitos entre os dois lados.
 
este não é o tema principal, mas sim uma maldição que assombra a família boone há gerações, e é mantido o suspense sobre o que possa ser. será loucura? uma doença hereditária? outra coisa?


vistos todos os dez episódios, diria que os pontos que, para mim, melhor resultaram foram as interpretações (o elenco mais jovem é especialmente bom) e toda a atmosfera gótica e as referências lovecraftianas. a forma como o suspense foi crescendo e as várias hipóteses em aberto mantiveram-me interessada. 
 
a história tem ainda um vilão forte, com carisma e horripilante. gostei bastante do final.
 
pontos menos bons passam pelo potencial desperdiçado. 
 
a série é longa para todas as possibilidades que são inicialmente abordadas (emancipação feminina, racismo, conflitos empregador/empregado na serração) e depois esquecidas, sem serem desenvolvidas. afectou o ritmo da história, tornando-a vagarosa. li algumas opiniões que referiam que resultaria melhor com menos episódios. estou inclinada a concordar. 
 
a utilização de vocabulário moderno também não funciona bem, pois a acção remonta há mais de 170 anos.


chapelwaite é uma boa série, e acredito que podia ser superior, tivesse resistido a alguns clichés que não acrescentaram nada (além de palha) e que podiam ter-me levado a desistir de a acabar.
 
Lista de episódios:

1. Blood Calls Blood
2. Memento Mori
3. Legacy of Madness
4. The Promised
5. The Prophet
6. The Offer
7. De Vermis Mysteriis
8. Hold the Night
9. The Gathering Dark
10.The Keeper

»»»
. well, anyone who spends time in chapelwaite is either a lunatic or runs the risk of becoming one. it's just a rumor, mr. boone. i mean, isn't that what ambitions are? a form of madness? isn't a sliver of lunacy what it takes to dream beyond the realm of the ordinary ?
»»»



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...