segunda-feira, 13 de agosto de 2012

a mosca


título original. THE FLY


realização. david cronenberg.
argumento. charles edward pogue.
protagonistas. jeff goldblum. geena davis. john getz. david cronenberg.
género. terror. ficção científica.
duração. 96 min
ano.
1986
sinopse. seth brundle é um cientista que inventou dois pólos de teleporte de matéria. mas algo de errado acontece quando seth se usa como cobaia numa transmissão e os seus genes são acidentalmente fundidos com uma mosca. [imdb-do-filme]


avaliação
[ muito bom ]



a mosca
é considerado um dos filmes-estrela de david cronenberg e um clássico do terror.


a história segue o excêntrico seth brundle, um cientista brilhante que contacta a jornalista veronica quaife para que esta documente a sua fantástica descoberta: o teleporte de matéria. porém, seth apenas consegue teleportar matéria inanimada, mas com a ajuda da jornalista, o inacreditável acontece e conseguem teleportar um ser vivo. iniciam, entretanto, uma relação amorosa.

uma noite, emocionalmente instável depois de uma discussão com veronica e já bem bebido, seth decide teleportar-se a ele próprio, sem saber que uma mosca entrou na cápsula. o resultado é uma mutação genética de seth com a mosca, que o vai tornar um mutante e um perigo para os que o rodeiam.


he's sexy and he knows it!

as interpretações do filme são boas, mas goldblum é excelente, muito bom mesmo. a forma como seth se desumaniza e vai mudando a forma como olha e se relaciona com terceiros tem uma perigosidade alarmante. juntando isso à sua decomposição humana e à vulnerabilidade quando lida com veronica resulta em cenas arrepiantes, extremadas pelo facto de nada voltar a ser como dantes e ambos saberem disso (o que inclui o espectador, que torce por seth; eu torci, pelo menos). 

o filme é assustador, com cenas dramáticas bastante fortes, mas não deixa de ser comovente e triste, quando percebemos o final inevitável.

a mosca é um filme de terror raro, de tão bom que é.
 

»»»

curiosidade: tim burton foi o realizador escolhido originalmente para o filme, mas não ficou no projecto.
»»»

. i'm saying i... i'm an insect who dreamt he was a man and loved it. but now the dream is over... and the insect is awake .

»»»

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

O filme é fabuloso, então a cena final, dele levantar a arma para ser morto... Beijoca!

barroca disse...

essa cena é espectacular, mas a minha favorita é da citação que coloquei, quando a namorada vai ter com ele e o "homem" diz que o insecto acordou e esta a dominá-lo e que quer magoá-la.. arrepiante. a interpretação do jeff goldblum está fantástica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...