quarta-feira, 8 de agosto de 2012

miss austen regrets


título original.
MISS AUSTEN REGRETS

realização. jeremy lovering.
argumento. gwyneth hughes.
protagonistas. olivia williams. greta scacchi. hugh bonneville. imogen poots.
género. drama. biografia.
duração. 90 min
ano.
2008
sinopse. o filme retrata os últimos anos de vida da escritora jane austen, que morreu aos 41 anos, em 1817. [imdb-do-filme]


avaliação
[ bom ]

sou fã de jane austen e, embora ainda não tenha conseguido ler todos os seus livros, já vi várias adaptações dos mesmos, no cinema (orgulho e preconceito, emma) e na televisão (lost in austen, orgulho e preconceito). a sua obra mantém, ainda hoje, a mesma frescura e magia, até na releitura
.


miss austen regrets retrata os últimos anos de vida da autora, que morreu aos 41, vítima de doença prolongada. a história baseia-se em cartas trocadas entre jane e a sobrinha fanny e a irmã cassandra.

a acção começa com a escritora já trintona e com os livros s
ensibilidade e bom senso, orgulho e preconceito e mansfield park já publicados. o filme acompanha a escrita de emma e persuasão, enquanto assistimos ao arrependimento de austen em relação a situações ligadas ao quase casamento por que passou, principalmente quando a família a pressiona pelas suas escolhas.

 ah pois é, conformem-se!

olivia williams dá vida a uma jane austen perspicaz, inteligente e muito divertida, com uma visão mordaz das relações amorosas. porém, a escritora sofreu com as restrições da época e com as críticas de familiares, apesar das vendas dos seus livros lhe permitirem viver com dignidade.

a mensagem que fica é a de que jane austen não conseguiu, nem quis, abrir mão das suas obras para viver ao lado de um marido, nem mesmo de um grande amor, algo bastante irónico: afinal, a mulher que melhor descreveu o amor, abdicou do mesmo para poder ser livre.
o filme integral está disponível no you tube para visionamento, legendado em português, a primeira parte está no vídeo abaixo; melhor é impossível.

»»»

. because my clever words will soon be the only thing that will put a roof over my head. or over my mother’s. or over my sister’s. i’m to be my own husband it seems .

»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...