quarta-feira, 2 de março de 2011

cisne negro


título original.
BLACK SWAN 

realização. darren aronofsky

argumento.
mark heyman. andrés heinz. john mclaughlin.
protagonistas. natalie portman. vincent cassel. winona ryder.

género.
drama. thriller.
duração. 108 min
ano.
2010


sinopse. nina (portman) é uma bailarina do new york city ballet que  ganha o papel principal n''o lago dos cisnes'. com a chegada  de uma nova bailarina (mila kunis) à companhia, instala-se um clima de rivalidade e intriga entre as duas.


avaliação [ muito bom ]



crítica. o cisne negro é um filme incómodo e isso percebe-se desde o início. a protagonista vive em constante tensão e angústia, mergulhada num mundo competitivo e implacável; em casa não tem descanso, com uma mãe que a impele a  trabalhar sempre mais, a respirar ballet 24 horas por dia, a ser a melhor.



habituamo-nos, assim, a ver uma nina triste e sem garra, que dança com técnica mas sem paixão. consegue o papel de princesa cisne no novo bailado da companhia mas é avisada de que para o manter, terá de se soltar e conseguir incorporar o cisne negro, uma personagem sedutora, segura e confiante, tudo o que ela nunca foi.

o óscar para portman é justificado; a sua interpretação é fortíssima e a sua fisionomia frágil e pequena ajuda à composição de uma mulher que vive para atingir a perfeição
mas que não acredita em si mesma.

é um filme muito especial, que nos persegue ainda depois de o termos visto, que nos horroriza à medida que vamos percebendo as nuances que o envolvem. há terror n'o cisne negro, um terror bem patente nos últimos 25 minutos, onde a tensão atinge os níveis cimeiros de uma obsessão que se pressente ao longo de toda a acção.


um excelente filme que exige disposição, longe de ser a escolha certa para quem quer descontrair e não pensar muito.  

»»»

.
i just want to be perfect .

»»»





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...