género. drama. biografia.
duração. 1h 41m
ano. 2020
protagonistas. maria de medeiros. albano jerónimo. marcello urgeghe. joão pedro mamede. júlia palha. ana padrão. vera moura. isabel ruth. teresa madruga. dinarte branco. joão arrais.
1918.
portugal vive o caos e a miséria pós-primeira guerra mundial quando maria adelaide coelho da cunha (maria de medeiros, pulp fiction, capitães de abril), herdeira e proprietária do diário de notícias, desaparece.
o marido, alfredo da cunha (marcello urgeghe, os maias), pede ajuda pelo jornal, desencadeando uma caça ao homem: aos 48 anos, maria adelaide fugiu com manuel claro (joão pedro mamede, lusitânia), o seu ex-motorista, motivada pelo desejo de liberdade e paixão por um homem mais novo.
capturada e declarada uma “degenerada hereditária” pelos alienistas da época, maria adelaide vive meses de violência física e psicológica durante o internamento compulsivo. já manuel claro é preso, acusado de rapto e violação.
entretanto, alfredo da cunha, aproveitando a interdição da esposa, vende o jornal.
apesar de tudo, maria adelaide resiste.
ordem moral prende desde a primeira cena, a história de uma mulher que ousou ser livre em 1918, e a quem a sociedade chamou louca e o estado trancou num manicómio.
o filme de mário barroso faz-nos sentir a tensão entre liberdade e poder, e convida-nos a pensar até que ponto a coragem, e o ousar ser diferente, incomodam.
o argumento, sóbrio, não dramatiza de forma exagerada, captando muito bem a década que retrata – de notar o excelente trabalho dos/nos cenários, costumes e maneirismos.
maria de medeiros brilha como uma mulher que não se submete, e cuja coragem não é celebrada, mas punida. o elenco de apoio é igualmente muito bom.
ordem moral pede atenção na sua narrativa de resistência silenciosa.
o filme foi recipiente de vários prémios, do argumento e interpretações à banda sonora e caracterização de actores.
Imagens: Google Search Images
. do que é que têm mais medo? que eu seja louca, que eu seja lésbica, ou que seja tudo isso ao mesmo tempo ?
»»»





Nenhum comentário:
Postar um comentário