quinta-feira, 7 de março de 2024

anatomia de uma queda

  

fenomenal ]


título original. anatomie d'une chute
.
género. drama. thriller.
duração. 2h 31min
ano.
 2023

realização. justine triet.
argumento. justine triet. arthur harari.

protagonistas. sandra hüller. samuel theis. milo machado graner. swann arlaud.

sinopse. um homem é encontrado morto junto à casa onde morava com a esposa e o filho com deficiência visual. a investigação conclui tratar-se de uma "morte suspeita". [imdb]
 
---

em anatomia de uma queda, vencedor da palma de ouro de cannes em 2023 e nomeado para vários óscares [em 2024], a vida marital de sandra (sandra hüller), alemã, e de samuel (samuel theis), francês, é dissecada quando este sofre uma queda fatal.

ela, escritora, passa por um momento de ascensão na sua carreira, enquanto ele (professor e escritor) estagnou. os ressentimentos e atritos na relação são visíveis a partir da primeira cena.

quando o filho do casal, daniel (milo machado graner), sai acompanhado pelo seu cão guia para um passeio, não faz ideia do cenário macabro que o aguarda no regresso: o cadáver do pai esvaído em sangue.


a partir desse momento, inicia-se a anatomia do título, numa mistura de thriller, mistério, drama legal e familiar. 

acidente, homicídio ou suicídio?

a morte de samuel é um mistério que excita os tablóides e as massas que os consumem. sandra, como arguida, está no centro do turbilhão. a sala de audiência transforma-se num palco para histórias e teorias. o menor daniel, testemunha principal, não escapa à influência das mesmas.

o argumento d’anatomia de uma queda, escrito pelo casal justine triet (que também realiza a fita) e arthur harari –, gere bem a tensão do filme, aprofundando situações e personagens, fazendo-nos questionar o que é real, moldado e fabricado. sem surpresa, o final dá azo a várias interpretações. 

à riqueza do argumento junta-se um elenco excelente, com destaque para sandra hüller e milo machado graner, a explorarem o afecto, fúria e complexidade de uma relação mãe/filho em circunstâncias aterradoras. a própria figura do cão, física e metafórica, é brilhante.

recomendadíssimo.

 imagens: google search engine 


»»»
. s
ometimes we fight together and sometimes we fight alone, and sometimes we fight against each other .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...