domingo, 29 de outubro de 2023

drácula: o despertar do mal

 

[ razoável ]


título original. the last voyage of the demeter
.
género. terror.
duração. 1h 58 min
ano.
 2023

realização. andré øvredal.
argumento. bragi f schut. zak olkewicz. bram stoker (livro).

protagonistas. corey hawkins. 
aisling franciosi. liam cunningham. david dastmalchian. jon jon briones. woody norman. javier botet.

sinopse. uma tripulação atravessa o mar negro em direcção a inglaterra, ignorante da carga que transporta. [imdb]
 
---


este novo filme sobre a figura de drácula, realizado por andré øvredal, aborda um dos capítulos do clássico de 1897 de bram stoker, onde se reproduz o diário de bordo escrito pelo comandante do navio demeter, que deu à costa sem a tripulação.

a bordo, o vampiro assombra a tripulação da embarcação responsável por transportar o caixão que o contém, assim como vários outros, cheios de terra do seu castelo na transilvânia.

a ideia é mostrar uma versão do que poderia ter passado a bordo, na viagem entre a roménia e a inglaterra. várias das adaptações ao cinema do clássico de terror de stoker têm sequências passadas no demeter, caso do nosferatu de murnau (1922), e do drácula de john badham (1979).



um site informa que o filme esteve duas décadas em desenvolvimento, numa roda-viva de realizadores e argumentistas. 
em drácula: o despertar do mal (cujo título original é o apropriado the last voyage of the demeter), øvredal é liberal na  galeria de personagens: há uma criança entre a tripulação - o neto do comandante -, e há uma jovem encontrada num dos caixões cheios de terra. no centro da trama, temos clemens, um médico negro formado em cambridge mas impedido de exercer devido à cor da pele.

a restante tripulação divide-se entre supersticiosos a vociferarem sobre a maldição de uma mulher a bordo e marinheiros duros que não se assustam com pouco. são pouco desenvolvidos, o que dificulta uma relação mais próxima com o espectador - são carne para canhão.

os ventos e correntes fortes do tempo carregam o ambiente, e à medida que a tripulação vai sendo alvo da fome do vampiro, o capitão elliot (liam cunningham, o onion knight de game of thrones) torna-se obcecado pela sobrevivência do demeter.

o realizador andré øvredal descreveu a fita como alien - o 8.º passageiro (1979) a bordo de um navio em 1897, apesar de o mesmo não ser ridley scott nem o seu filme conseguir alcançar a tensão, terror e claustrofobia do clássico de ficção científica (e um dos meus filmes preferidos).

drácula: o despertar do mal é fraco em atmosfera e suspense, e repetitivo na construção do terror. o final é fraco. o elenco faz o que pode. 

fica a adição aos mais de 60 filmes sobre o conde drácula.

quem é fã do (sub)género, vai ver o filme no matter what. se é o caso, preparem-se para o esquecer rapidamente.


»»»
.
a boat without rats - such a thing is against nature  .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...