sexta-feira, 31 de março de 2023

women talking / a voz das mulheres

 

[ fenomenal ]

título original. women talking.

género. drama.
duração. 1h 44min
ano.
 2022

realização e argumento. sarah polley.

protagonistas. claire foy. rooney mara. jessie buckley. ben wishaw. judith ivey. kate hallett. sheila mccarthy. michelle mcleod. frances mcdormand.

sinopse.
em 2010, um grupo de mulheres de uma comunidade ultra-conservadora tenta conciliar a sua fé com as agressões sexuais cometidas pelos homens da comunidade
. [imdb]
 
---

a voz das mulheres esteve nomeado para melhor filme e melhor argumento adaptado nos óscares 2023.

arrecadou o segundo, tendo o argumento sido adaptado do romance homónimo de miriam toews, publicado em 2018.

a história é baseada em eventos ocorridos numa comunidade menonita, isolada e ultra-conservadora, e passa-se em 2010, mas podia passar-se na idade média, tendo em conta o ambiente e mentalidade. o filme auto-descreve-se como um acto de imaginação feminina.


fonte: image search engine

na maneira como a comunidade está organizada, são os homens que detêm todos os privilégios que pode haver num modo de vida tão austero.

as raparigas e mulheres não têm direito à educação - são analfabetas e refugiam-se na fé.

assim, quando várias delas acordam cobertas de sangue e hematomas, há rumores de que é obra de um demónio ou um castigo divino. até se descobrir que os agressores são homens da comunidade, os próprios familiares e vizinhos das vítimas... e a forma como o fazem é sinistra.

as autoridades intervêm e os homens vão à cidade para pagar a fiança dos acusados.


fonte: image search engine

as mulheres têm pouco tempo para decidir o que vão fazer. começam por aprender a votar, com três opções em cima da mesa: 1) não fazerem nada; 2) ficarem e lutar; ou 3) abandonarem a comunidade.

como não sabem ler nem escrever, pedem ao professor da comunidade, um homem calmo e gentil – e o único homem que ficou para trás - para transcrever a acta da discussão

fonte: image search engine

num palheiro, com vista para os campos, fala-se de violência, de corpos maltratados, de gravidezes e de fé. uma das mulheres está grávida; e afirma amar já a criança que carrega, independentemente do pai. outra delas não esconde a revolta nem a raiva. uma terceira tem dificuldades em aceitar as suas escolhas.

a câmara de sarah polley sai do palheiro (às vezes), e mostra-nos crianças alegres, a correr e a brincar, oferecendo uma pausa dos momentos tensos entre as mulheres, mas regressa sempre àquele, à discussão difícil que leva a acusações, choros, desabafos e a momentos de ternura e união
.

fonte: image search engine

há profundidade nas ideias que são discutidas: a natureza do perdão, a condição feminina, como manter a fé quando os seus representantes são corruptos, a maternidade.

é um filme inspirador, muito bem escrito e o elenco principal é fantástico.

é uma fita extremamente envolvente e dramática, com um excelente ritmo. algo surpreendente para um filme passado num palheiro onde meia dúzia de personagens discutem e esgrimem argumentos.

a voz das mulheres é um filme que toca fundo, que perturba e fica connosco muito depois de o vermos. a ver e a rever.


»»»
. we didn't talk about our bodies. so when something like this happened there was no language for it. and without language for it, there was a gaping silence. and in that gaping silence was the real horror .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...