[ razoável ]
título original. the matrix resurrections.
género. acção. ficção científica.
duração. 2h 28min
ano. 2021
realização. lana wachowski.
---
matrix resurrections
é o quarto filme da saga matrix, iniciada em 1999. o filme original é um dos meus favoritos; quando saiu, sacudiu o panorama cinematográfico: a acção situada num futuro distópico e um argumento rico em simbolismo, filosofia e mitologia, deu mais profundidade a uma história sobre a condição humana, salpicada com efeitos especiais inovadores.
desta feita, os irmãos wachowski, agora irmãs wachowski visto que ambas são transexuais, não voltam em duo, apenas lana, que realizou sozinha e foi uma de três pessoas encarregues do argumento.
passados 20 anos após os acontecimentos de matrix revolutions, neo
vive uma vida comum na califórnia, sob a sua identidade original (thomas anderson). para ajudar com as constantes alucinações que não consegue compreender, toma pílulas azuis (sim...) para se sentir mentalmente estável. não sabe que ele e trinity foram ressuscitados (daí o título, visto que morreram no 3.º filme) e reinseridos no programa.
é
apenas quando uma nova versão de morpheus (interpretado por outro
actor que não laurence fishburne)
lhe oferece uma pílula vermelha (pois!) e lhe promete as respostas que
neo procura, que o protagonista reabre a sua mente para o mundo da
"matrix".
assim, neo volta a mergulhar na "toca do coelho" e junta-se a um grupo de rebeldes para lutar contra a matriz.
matrix resurrections
é um filme fiel às suas origens, que expande muito pouco o universo-base - e fá-lo de
uma forma pouco original. as novas personagens têm potencial mas o
pouco
tempo de antena tira-lhes a possibilidade de um desenvolvimento decente. a química entre
keanu reeves e carrie-anne moss
mantém-se, o que é essencial para a trama principal, mas demoram tempo
demais a voltarem a ser um duo dinâmico.
é ainda doloroso ver a inserção de cenas do filme matrix de 1999, o que acontece várias vezes na primeira parte do filme, se para refrescar a memória de quem vê ou para adicionar conteúdo, fica por saber. pareceu-me desnecessário.
aquando do seu lançamento, matrix usou efeitos especiais inovadores para fortalecer um argumento robusto e original; em matrix resurrections, isso não é suficiente, não tanto por os efeitos não serem tão espectaculares como em 1999 (todos os filmes de acção da última década usam cgi com mais ou menos liberdade), mas porque o argumento é muito mais fraco.
infelizmente, matrix resurrections salda-se num filme desinspirado, o pior da saga.
»»»
. the sheeple aren't going anywhere. they like my world. they don't want this sentimentality. they don't want freedom or empowerment. they want to be controlled. they crave the comfort of certainty .
»»»
. the sheeple aren't going anywhere. they like my world. they don't want this sentimentality. they don't want freedom or empowerment. they want to be controlled. they crave the comfort of certainty .
»»»
Nenhum comentário:
Postar um comentário