sábado, 27 de julho de 2013

hellraiser - fogo maldito


[ bom ]

título original. hellraiser.

género. terror.

duração. 94 min
ano.
1987
realização e argumento. clive barker. 
protagonistas. andrew robinson. clare higgins. ashley laurence. doug bradley.
sinopse. uma mulher infiel tenta resgatar o amante, que perdeu a forma terrena, do inferno. [imdb]

---

hellraiser - fogo maldito marcou a estreia na realização do escritor clive barker, uma estreia memorável e promissora q.b. tendo em conta o argumento, o livro em que foi baseado e que tudo se passou em 1987. o filme foi uma autêntica pedrada no charco, uma vez que os títulos de terror até à data, tinham deixado de ser surpreendentes, resumidos a sequelas sucessivas de pesadelos em elm street, sextas feiras 13 e halloweens a invadirem as salas ano após ano.

neste título de 1987 (26 anos, xiiii), seguimos frank cotton, um hedonista sempre à coca da próxima experiência alucinante, depois das drogas e as orgias já não serem novidade; as coisas precipitam-se quando compra uma peculiar caixa chinesa - chamada a 'configuração do lamento' - e resolve o puzzle que a mesma encerra. no mesmo instante, frank desaparece para uma dimensão de prazeres inimagináveis (na verdadeira acepção do termo) e morre para o mundo.
uns filmes envelhecem melhor do que outros...

anos depois, o irmão e a cunhada de frank mudam-se para a casa que ele habitou. julia é uma mulher apática que boceja 24h por dia e que liga pouquíssimo ao marido e à enteada, que, por sua vez, vivem um para o outro. a pouca emoção que julia sente tem o seu auge quando reencontra frank na casa, escondido no sótão, longe do homem que foi outrora; o que este ser lhe pede, em memória de outros tempos, e ela aceita fazer, marcam o tom de um filme negro e original.

hellraiser - fogo maldito tornou-se um filme de culto; tem sangue e vísceras, tem sexo e violência, tem originalidade e cenobitas. a história é marcada justamente pela aparição dos cenobitas (criaturas infernais e deformadas, exploradores...), que roubam todas as (poucas) cenas onde aparecem. o resto: os actores, os cenários, os efeitos especiais, passam a ser secundários quando estes seres obre-humanos aparecem, destacando-se o líder, carinhosamente baptizado pelos fãs como pinhead (olh'ó cabeça d'alfinete!). os sádicos cenobitas, "sado-masos" até ao tutano, o argumento e a banda sonora (e)levam o filme a outro patamar.




este filme é estranho, é desconfortável e é curioso. os cenobitas são uma novidade que apetece explorar e há mais meia dúzia de filmes-sequela que dão essa oportunidade, embora a sua qualidade seja altamente questionável.

hellraiser - fogo maldito é uma referência perturbante.  o cinema quer-se, entre outras coisas, controverso, sensorial e desconfortável e há várias formas de o atingir; este filme é uma delas.
»»»

explorers... in the further regions of experience. demons to some. angels to others  .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...