segunda-feira, 12 de março de 2012

meninas de calendário


título original.
CALENDAR GIRLS

realização.
nigel cole.

argumento. juliette towhidi. tim firth.
protagonistas. helen mirren. julie walters. celia imrie.
género. comédia. drama.
duração. 108 min
ano.
2003

sinopse. quando o marido de annie morre, esta decide angariar dinheiro para o hospital local com a ajuda das amigas; decidem, então, fazer um calendário... sem roupa. [imdb-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  meninas de calendário é um filme inspirado num caso verídico, o que torna o visionamento mais agradável. numa remota (e pitoresca) aldeia inglesa, o wi (clube feminino britânico) promove encontros onde se discutem temas pertinentes como a viçosidade do brócolo e a arte da compota. quase todas as mulheres da aldeia o frequentam, mais pela oportunidade de convívio do que pela utilidade dos temas.

quando o marido de um dos membros do clube, annie, morre de leucemia, a viúva chorosa decide agir e angariar dinheiro para o hospital local, de forma a tornar a sala de espera num espaço mais confortável e acolhedor para os familiares dos internados. a seu lado tem a melhor amiga chris, e juntas com umas quantas cinquentonas e sessentonas, decidem fazer um calendário a executar as tarefas quotidianas... em pêlo. a ambição é amealhar umas magras centenas de libras, mas a iniciativa vai ter um sucesso e mudar a vida anónima das "modelos".



este filme foi feito antes de helen mirren protagonizar 'a rainha', pois claro!

meninas de calendário apoia-se no elenco feminino de qualidade que o protagoniza (com actrizes inglesas laureadas) e no tema original. longe de ser uma comédia, tem uma premissa engraçada e algumas situações que fazem sorrir, mas tem uma carga dramática acentuada e está claramente focada no tema de meia-idade (a relação com o corpo, com as amigas, com os maridos), onde nunca se sente que estamos a ver um filme para cotas.

é sempre inspirador ver os cenários luxuriantemente verdes do english countryside e o humor britânico é um gosto adquirido.

um filme com um tema diferente, que vale a pena espreitar.


»»»


. l
awrence, we're going to need considerably bigger buns .

»»»


4 comentários:

Vic disse...

Muito divertido. E a merecer algumas reflexões

barroca disse...

Concordo, adorei a parte das fotos (a dos bolinhos e a do piano, especialmente); um filme leve sem ser vazio. :)

Rafeiro Perfumado disse...

Não há a versão com vintonas e trintonas?

barroca disse...

porky's?! e sem bolinhos nem girassóis à frente... ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...