sábado, 3 de março de 2012

o silêncio dos inocentes


título original. THE SILENCE OF THE LAMBS

realização. jonathan demme.
argumento.
ted tally.
protagonistas. jodie foster. scott glenn. anthony hopkins.
género.
thriller.
duração. 118 min
ano.
1991
sinopse. com o intuito de tentar perceber a mente do assassino, o fbi manda a agente clarice starling entrevistar um prisioneiro, o psiquiatra hannibal lecter, que poderá fornecer informações psicológicas do perfil de um homicida, buffalo bill. [imdb-do-filme]

 

avaliação [ muito bom ]


crítica. o silêncio dos inocentes é um thriller aliciante que se tornou num clássico do cinema, em grande parte graças ao carisma e profundidade que anthony hopkins deu a hannibal lecter, um psiquiatra brilhante que se tornou um homicida canibal.

as interpretações do filme são todas muito boas, desde jodie foster a ted levine (o vilão buffalo bill) e a atmosfera do filme é toda ela muito sombria. clarice starling é praticamente lançada aos lobos quando a mandam falar com hannibal lecter e a sua inteligência brilhante conquista a admiração do psicopata, e todas as cenas que os dois partilham têm subjacente uma aura de perigo e atracção muito fortes.


a forma como a trama se desenrola é hábil e vai escalando até ao final, numa combinação perfeita de suspense e lógica psicológica, suportada pelas frases enigmáticas que lecter vai dando e clarice vai desvendando.


por mais filmes que faça, sir anthony hopkins será sempre o nosso canibal favorito

o silêncio dos inocentes é um filmaço e as cinco estatuetas douradas que ganhou (melhor actor, melhor actriz, melhor filme, melhor realizador e melhor argumento adaptado) são prova suficiente. os diálogos são riquíssimos e as personagens principais magnéticas. li que a luta pelos papéis de protagonista foram concorridas (mais de 300 actrizes fizeram audições para o papel de clarice starling e inúmeros nomes sonantes, como sean connery e jack nicholson, foram convidados para interpretar hannibal lecter), mas o resultado final é fenomenal e não imagino outras caras.

há cenas icónicas (como a de bufallo bill a dançar com o "apetrecho" preso entre as pernas e as conversas entre starling e lecter), o simbolismo do filme é muito forte (a traça, os cordeiros) e a acção intensa. lecter fica como um dos maiores vilões do cinema e o filme elevou a fasquia dos thrillers a um nível a que nenhum outro filme chegou desde então.


»»»

. a census taker once tried to test me. i ate his liver with some fava beans and a nice chianti .

»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...