terça-feira, 20 de março de 2012

the grey - a presa


título original. THE GREY

realização. joe carnahan.
argumento.
joe carnahan. ian mackenzie jeffers.
protagonistas. liam neeson. dermot mulroney. frank grillo.
género.
drama.
duração. 117 min
ano.
2012
sinopse. um grupo de sobreviventes luta pela vida após o avião em que seguiam se despenhar no alasca. têm de escapar ao gelo, ao frio e a uma feroz alcateia de lobos, que os perseguem sem descanso. [imdb-do-filme]


avaliação [ muito bom ]


crítica. the grey - a presa é, à data deste apontamento e nas semanas que se seguem, o melhor filme em exibição no cinema. a luta entre o homem e a natureza resulta bastante bem no grande ecrã, proporcionando uma experiência mais realista. o isolamento e o desespero das personagens e a sensação de vastidão dos cenários impressiona na tela gigante com som surround.

ottway é um perito em lobos, contratado para assegurar a segurança dos trabalhadores numa instalação no alasca. trocado por miúdos, a sua tarefa é matar os lobos que se aproximam demasiado. quando a equipa regressa a casa, o avião despenha-se no deserto de neve e os sobreviventes da queda ficam à mercê dos elementos e dos lobos. o filme segue a sua luta pela sobrevivência, ao que se juntam as dificuldades das relações humanas, com cada homem a revelar as suas fraquezas e medos na dinâmica de grupo.

os meninos à volta da fogueira, com lobos à espreita para os papar...

a acção do filme é electrizante e a história tem momentos de grande tensão emotiva que levam a uma reflexão mais aprofundada de algumas questões (a perda de um ente querido, actos de coragem, como encarar a morte), sem cair na lamechice nem no lugar-comum. o elenco é discreto e muito competente.

the grey - a presa é um filme muito rico simbolicamente, onde o cenário agreste e os lobos são metáforas maiores, com um significado muito mais profundo do que o retratado. como filme de acção é bom, mas como drama é excelente.

a não perder.


»»»

. once more into the fray, into the last good fight i'll ever know. live and die on this day. live and die on this day ...

»»»


2 comentários:

Vic disse...

Gosto muito do Liam, mas este não vi(fica no rol)

barroca disse...

Eu tb gosto do liam e este filme está um mimo; se o puderes ver no cinema, ainda melhor. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...