domingo, 19 de fevereiro de 2012

uma mulher de sucesso




título original. WORKING GIRL

realização.
mike nichols.

argumento. stephen susco.
protagonistas. harrison ford. melanie griffith. sigourney weaver.
género.
comédia. romance.
duração. 113 min
ano.
1988

sinopse. tess é uma secretária inteligente que quer vingar em wall street. ao ir trabalhar para katharine parker, conta-lhe uma das suas ideias, apenas para descobrir que a nova chefe a pretende usar como sua. quando katharine se ausenta, tess aproveita a rede de contactos da chefe para tentar singrar. [imdb-do-filme]

avaliação
[ bom ]

crítica. uma mulher de sucesso é um dos meus filmes de miúda; não tenho ideia de quantas vezes o vi, só posso dizer que foram muitas. vi-o inicialmente por ser fã da saga alien e indiana jones e por ter a sigourney weaver e o harrison "indy" ford, mas fiquei rendida à história protagonizada por melanie griffith (é um dos poucos filmes que gostei de ver com ela).

tess é uma secretária de classe média-baixa que sonha em ser alguém no mundo financeiro. faz mini-cursos e está atenta ao mercado, mas ninguém a leva a sério. quando vai trabalhar para katharine parker, as coisas parecem ir bem; parker é uma mulher respeitada e poderosa num mundo masculino e está receptiva ao que tess tem para dizer.


os penteados à lá anos 80 são de fugir (sem contar com os mega-chumaços)

até ao dia em que tess descobre que a chefe pretende usar uma ideia sua sem lhe dizer. desapontada, decide virar o bico ao prego, servindo-se da posição e contactos da big boss para conseguir ser ouvida. pelo meio, conhece o nosso indiana jones, os dois batalham pela ideia de tess, apaixonam-se e o resto é filme.

uma mulher de sucesso mostra como a luta pelos nossos sonhos pode custar tudo o que temos, principalmente quando se usa a mentira e o engano. claro que tudo acaba bem (afinal, é uma comédia romântica), mas até ao final não faltam peripécias e reviravoltas.


o argumento é banal e o que marca a diferença são os actores, que destacam o filme e lhe dão qualidade. melanie griffith está melhor que o habitual e a sua vozinha de bebé irrita menos que o costume; joan cusack rouba todas as cenas em que aparece e é engraçado ver actores conhecidos actualmente em papéis pequeninos, quando ainda estavam a começar carreira (como kevin spacey e oliver platt).

um filme despretensioso,
que actualmente pouco tem de relevante mas que marcou pelo tema na altura em que foi lançado.

»»»

. can i get ya anything ? coffee ? tea ? me ?

»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...