quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

o cavaleiro das trevas




título original. THE DARK KNIGHT

realização.
christopher nolan.
argumento.
jonathan e christopher nolan.
protagonistas. christian bale. heath ledger. aaron eckhart. gary oldman. michael caine.

género.
acção. aventura.
duração. 152 min
ano.
2008

sinopse. batman continua a sua luta contra o crime com a ajuda do tenente gordon e do procurador harvey dent, mas a eficácia da parceria é posta em causa por um criminoso conhecido como joker. [imdb-do-filme]


avaliação
[ muito bom ]


crítica. o cavaleiro das trevas / the dark knight é o melhor título da já longa série de filmes do super-herói batman. desde os filmes de tim burton (de 1989 e 1992) que não tínhamos um batman tão negro nem uma riqueza tão grande de boas personagens.

passado na actualidade tecnológica, leva-nos de volta à cidade de gotham, cujas autoridades não têm mãos a medir com os inúmeros criminosos que traficam, assaltam e aterrorizam os habitantes. o vigilante batman é decisivo na luta contra a criminalidade, com o auxílio do tenente gordon e de harvey dent, um procurador público incorruptível que tem como meta erradicar o crime organizado da cidade. a seu lado tem rachel, um amor antigo de batman.

esta motinha dava um jeitão na ic19!

dado o mote, o filme é sempre a andar: acção, aventura e mais acção. se todos os filmes do homem-morcego tivessem esta qualidade, até enjoava. mas, vá lá, tantos fizeram que acabaram por acertar na fórmula, fazendo esquecer desaires como o horrível e cartoonesco onde entra o jim carrey e o arnold musculado. e nos actores também há grande melhoria. christian bale é um bruce wayne estupendo, michael caine está impec como mordomo e o joker de heath ledger (um papel que lhe arrecadou imensos prémios póstumos, entre eles um óscar de melhor actor secundário) tem um toque muito mais dark e psicótico que o interpretado por jack nicholson. 


uma das melhores cenas do cinema (drag style, entenda-se)

o cavaleiros das trevas / the dark knight tem mais de 2 horas de duração, onde há adrenalina, emoção, explosões, esquemas, traições e muita trapaça. christopher nolan é um realizador e argumentista de mão cheia e todos os seus filmes são dignos de nota; ainda bem que vai fazer o próximo filme da saga.

este é um batman de culto que elevou tanto a fasquia que é um gosto esperar pelo próximo, a estrear este verão
.

»»»


. sometimes the truth isn't good enough, sometimes people deserve more. sometimes people deserve to have their faith rewarded ...

. introduce a little anarchy. upset the established order, and everything becomes chaos. i'm an agent of chaos. oh, and you know the thing about chaos? it's fair !


»»»

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

"Let's put a smile in your face" foi uma frase marcante neste filme, até arrepia. Beijoca!

barroca disse...

Essa e o "why so serious?" ;D

Ficou como o melhor Joker até agora; embora o do nicholson seja bom, este é mais arrepiante. Beijinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...