domingo, 11 de dezembro de 2011

alien - o 8.º passageiro



título original. ALIEN

realização.
ridley scott.
argumento.
dan o´bannon. ronald shusett.
protagonistas. sigourney weaver. john hurt. tom skerritt. ian holm.

género.
ficção científica. terror.
duração. 117 min
ano.
1979

sinopse. quando a tripulação da nave nostromo investiga a transmissão de um planeta desolado, encontram uma forma de vida alienígena hostil. [imdb-do-filme]



avaliação
[ muito bom ]

crítica.  alien – o 8.º passageiro é, da quadrilogia alien, o segundo melhor filme dos quatro, sendo a sequela de james cameron o melhor de todos, na minha opinião. esta pérola de 1979 inovou um género dentro da ficção-científica já muito gasto por filmes de qualidade duvidosa, com o suporte de um bom argumento e actores de primeira linha.

realizado por ridley scott (o mestre por detrás de filmes como blade runner e thelma e louise), veio relembrar que nem todos os extra-terrestres são criaturas pacíficas e amigáveis como et e alf, apresentando-nos um monstro terrível que povoaria o imaginário de muitos espectadores (eu incluída) durante décadas.

nas profundezas do espaço, a nave nostromo regressa à terra de uma missão de rotina sem qualquer incidente a registar. a tripulação de sete pessoas passa as horas até à aterragem ocupados em tarefas técnicas, e recebe com surpresa o pedido de socorro de um planeta desconhecido.

atendendo ao chamado, não tardam muito a descobrir que, ao invés de um sos, o sinal era um aviso. num momento de grande tensão, o espectador é apresentado a uma das mais fascinantes e bem conseguidas (criação do suiço hr giger) criaturas do mundo do cinema, numa erupção anti-natura cuja cena é um clássico.

e assim nasce um ícone (e uma das criaturas mais aterradoras) do cinema

num elenco de bons actores (ian holm, john hurt e harry dean stanton), destacava-se a pouco conhecida sigourney weaver no papel de ellen ripley, que se transformaria num ícone dos amantes de ficção científica e na primeira heroína de acção (a que linda hamilton de exterminador implacável se juntaria).

ridley scott apostou em ambientes escuros e claustrofóbicos aliados a pequenos planos rápidos da criatura para compor o crescendo de terror. o argumento simples e a boa prestação do elenco transporta-nos para dentro da acção e faz-nos crer que tudo o que se passa no écran é assustadoramente real.

alien – o 8.º passageiro é um filme filmado com frieza e olho clínico, chegando mesmo a ser austero nos cenários e nas cores dominantes. à semelhança de outros filmes da época (como o tubarão de spielberg), usa a pouca tecnologia disponível a seu favor, evitando grandes planos da criatura (um tipo num fato de borracha).

permanece como um dos raros filmes de terror de culto. um clássico
.
»»»


. micro changes in air density, my ass .




. you are my lucky star. you... lucky, lucky, lucky, lucky, lucky .

»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...