título original. THELMA & LOUISE
realização. ridley scott.
argumento. callie khouri.
protagonistas. susan sarandon. geena davis. harvey keitel.
género. drama.
duração. 130 min
ano. 1991
ano. 1991
sinopse. louise tem problemas com o namorado jimmy. thelma é casada com o machista darryl. decidem fazer uma escapadela de fim-de-semana só as duas. quando louise mata um homem que tenta violar thelma, os problemas sucedem-se.
avaliação [ muito bom ]
crítica. thelma e louise é um filme do consagrado ridley scott; datado de 1991, ganhou 4 óscares, incluindo melhor argumento original e melhor realizador. as estrelas do filme, davis e sarandon, ficaram-se pelas nomeações para melhor actriz, e perderam para jodie foster (o silêncio dos inocentes).
este filme é, na minha opinião, uma das gemas do cinema dos anos 90. é raro depararmo-nos com um bombom destes, delicioso em vários aspectos: interpretação, realização, argumento, diálogos.
louise (sarandon) é uma empregada de mesa descontente com a vida, e a sua melhor amiga é thelma (davis), uma dona de casa oprimida; decidem passar um fim-de-semana fora para desanuviar. louise é uma mulher experiente e vivida, cautelosa. thelma é ingénua e possui um deficitário conhecimento da natureza masculina.
não são muitos os minutos passados de filme até as duas amigas se verem em sarilhos e embarcarem numa viagem que, a cada paragem, vai assumindo contornos cada vez mais ilícitos e irreversíveis.
centenas de quilómetros depois, as nossas duas protagonistas estão em fuga; para trás deixaram um homem alvejado, uma loja assaltada, um camião em chamas, desacatos à autoridade policial.
thelma e louise tem uma narrativa poderosa e comovente, com um par de actrizes a-v-a-s-s-a-l-a-d-o-r-a-s. a fotografia do filme é bela e evoca a aridez da paisagem, o cheiro a pó da estrada e a solidão vivida a duas sobre quatro rodas. o final é simplesmente fantástico.
recomendo-o sem reservas.
este filme é, na minha opinião, uma das gemas do cinema dos anos 90. é raro depararmo-nos com um bombom destes, delicioso em vários aspectos: interpretação, realização, argumento, diálogos.
louise (sarandon) é uma empregada de mesa descontente com a vida, e a sua melhor amiga é thelma (davis), uma dona de casa oprimida; decidem passar um fim-de-semana fora para desanuviar. louise é uma mulher experiente e vivida, cautelosa. thelma é ingénua e possui um deficitário conhecimento da natureza masculina.
não são muitos os minutos passados de filme até as duas amigas se verem em sarilhos e embarcarem numa viagem que, a cada paragem, vai assumindo contornos cada vez mais ilícitos e irreversíveis.
centenas de quilómetros depois, as nossas duas protagonistas estão em fuga; para trás deixaram um homem alvejado, uma loja assaltada, um camião em chamas, desacatos à autoridade policial.
brad pitt teve aqui a sua primeira oportunidade,
tornando-se poucos anos depois no ai-jesus do mulherio
tornando-se poucos anos depois no ai-jesus do mulherio
recomendo-o sem reservas.
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. i feel realy awake. i don't recall ever feeling this awake, you know? everything looks different now. you feel like that? you feel like you got something to live for now ?
. we'll be drinking margaritas by the sea, mamacita .
. you know we could change our names .
. to live in a hacienda .
. i want to get a job, i'll work at club med .
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