sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

agnes de deus






título original.
AGNES OF GOD 

realização. norman jewison.
argumento.
john pielmeier.
protagonistas. jane fonda. anne bancroft. meg tilly.


género.
drama. thriller.
duração. 98 min
ano.
1985


sinopse.
quando o recém-nascido de uma noviça (tilly) é encontrado morto na sua cela, uma psiquiatra (fonda) é enviada ao convento para aferir se a jovem tem condições mentais de ser julgada.

avaliação
[ bom ]

crítica. do mesmo realizador de jesus christ superstar, o filme originou uma acesa discussão entre fé e cepticismo, entre o poder da igreja e o sistema judicial.

o filme tem o condão de nos fazer pensar e está aberto a diferentes interpretações, na medida em que é ambíguo nos factos que são apresentados ao longo da acção. agnes é aparentemente pura nas suas intenções e na forma como vê e percebe o mundo, mas é também uma jovem traumatizada com uma infância sombria, que se refugiou numa aura de inocência e ignorância para se escudar das más experiências por que passou.


fonda, no papel de psiquiatra, tem de se debater com o seu próprio passado para conseguir uma análise objectiva e imparcial do que se passou, fazendo por se alhear da sua própria descrença na igreja e na existência de pessoas como agnes (meg tilly ganhou o globo de ouro pela sua interpretação como a noviça agnes).

é um bom filme, já com uns anitos mas ainda actual em algumas questões que suscita, que dá que pensar e questiona alguns dogmas. eu tirei as minhas conclusões sobre o que realmente aconteceu - se foi uma concepção divina ou não -; várias opiniões espalhadas pela internet deixam adivinhar que ainda há muitas pessoas que acreditam em milagres e santos, pelo que a mensagem do filme continua oportuna.

»»»

.
sister mary cletus, she used to call me polka-dot livingston!
. so, you left the church because you had freckles?
. no... uh ... yes! i left the church because i had freckles!


»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...