título original. past lives.
género. drama. romance.
duração. 1h 45min
ano. 2023
protagonistas. greta lee. teo yoo. john magaro.
vidas passadas é um filme tocante e sublime sobre o tempo e sobre escolhas.
a cena de abertura do filme reúne as três personagens principais, sentadas num bar; tentamos perceber quem está ligado por laços de amizade ou de amor.
pouco depois, viajamos duas décadas no tempo, e assistimos à amizade próxima de nora (greta lee, the morning show) e hae sung (teo yoo, meonigeim), ambos jovens residentes de uma coreia urbana.
nora emigra com os pais aos doze
anos, deixando seul para trás. o quotidiano de hae sung não se altera.
anos mais tarde, os dois retomam o contacto. ela é escritora, e ainda se sente coreana, mas atravessa uma crise de identidade. ele teve um percurso comum, tornou-se um engenheiro e vive com os pais, e nunca esqueceu nora. hae sung é a ligação a uma infância pela qual nora anseia, atormentada por sentimentos que advêm de ser uma criança imigrante. hae sung é de uma espontaneidade e abertura desarmantes, e nora é atraída por isso. mas, eventualmente, os dois deixam de se falar.
anos mais tarde, nora está casada
com arthur, um escritor nova-iorquino; abraçou a cultura local e continua a
trabalhar como escritora.
hae sung avisa a amiga de que vai visitar nova iorque. então, percebemos a confusão, e a saudade entre dois adultos que já não são íntimos, mas continuam muito próximos. arthur, o marido, não fica entusiasmado, mas tenta ser compreensivo e apoia a decisão da esposa em passar tempo com o amigo de infância.
a estreante realizadora/argumentista celine song usa o triângulo amoroso para ilustrar algo muito próximo do espectador: os ciclos e fases, caminhos e escolhas que todos experimentamos.
o filme recebeu as nomeações aos óscares para melhor filme e melhor argumento original, mas não ganhou; ganhou vários prémios noutros circuitos, nomeadamente para realizadora estreante/revelação e para melhor argumento.
a cinematografia é simples, mas visualmente gratificante. as personagens são emocionalmente inteligentes e reagem uns com os outros de uma maneira interessante e credível.
celine song dá uma perspectiva da dor e da saudade muito específica: por um período mais ou menos esquecido, por uma identidade, por um amante. mostra ainda como é possível alguém amar romanticamente mais do que uma pessoa.
vidas passadas é um filme muito bonito, com tudo o que se espera de uma boa fita: um romance ternurento, uma visão realista da vida, personagens que parecem reais mesmo que não nos revejamos nelas.
imagens: google search engine
. you dream in a language i can't understand. it's like there's this whole place inside you i can't go .
»»»
Nenhum comentário:
Postar um comentário