[ fenomenal ]
título original. promising young woman.
género. crime. drama. thriller.
duração. 1h 53min
ano. 2020
realização e argumento. emerald fennell.
protagonistas. carey mulligan. connie britton. alison brie. bo burnham. adam brody.
protagonistas. carey mulligan. connie britton. alison brie. bo burnham. adam brody.
---
promising young woman entrou directamente na minha lista de favoritos quando o vi pela primeira vez. um segundo visionamento, umas semanas depois, cimentou a ideia. é um filme espectacular.
na página de imdb correspondente, está a indicação de que o filme, até à data, das 171 nomeações a vários prémios da 7.ª arte, ganhou 110, entre os quais o óscar para melhor argumento original. a realização de fennell e a interpretação de mulligan foram justamente premiadas em várias ocasiões (apenas não nos óscares).
o título é uma "piada" sobre várias acusações passadas a jovens universitários norte-americanos acusados de alegadas agressões sexuais a colegas/ex-namoradas/jovens mulheres e como os media - ou os magistrados envolvidos nos casos que vieram a público - os caracterizarem como "jovens promissores" que cometeram um erro/tomaram uma má decisão num estado de embriaguez/outros derivados e a quem deve ser dada uma oportunidade - i.e., não os pondo na prisão.
o título em português não foi, na minha opinião, a escolha mais feliz, aligeirando o tema do filme e falhando em capturar o real significado (e as nuances) que o original transmite.
cassie, a protagonista, era, ela mesma, uma jovem promissora: uma das melhores alunas de medicina da sua turma, inteligente e perspicaz, com uma vida confortável e pais atentos... até algo ter mudado tudo. este algo demora a ser revelado no filme, mas há pistas.
entretanto, vamos tentando perceber o que poderá ter acontecido para cassie passar a ter utilizado a sua astúcia e determinação para agir como uma espécie de justiceira, indo a bares e discotecas e fingindo-se embriagada para confrontar os homens (os "nice guys") que, sob a aparência de a tentarem ajudar, se tentam aproveitar do seu estado de incapacidade temporária.
o argumento, e diálogos, são uma mistura de humor e brutalidade, com cassie a dizer coisas que confrontam a outra pessoa com preconceitos e ideias que não caem bem ser ditas sobre o patriarcado e as expectativas sobre os sexos, ajudando a navegar uma série de tópicos delicados sem deixar o espectador tão pouco à-vontade que o visionamento se torne demasiado desconfortável.
cassie não é uma heroína convencional e tem uma bússola moral questionável, mas as consequências das suas acções reflectem, efectivamente, a discriminação e o sexismo de um sistema que acaba por proteger o agressor mais do que protege a vítima (quando o faz, de todo). é isso que vai acabar por fazer escalar as suas acções, que começam por ser actos inofensivos (o objectivo de cassie é assustar os "nice guys" e levá-los a admitir que as suas boas intenções não são puras e apenas justificadas pelo fim que esperam alcançar: ter sexo com alguém que não pode expressar consentimento).
Fonte: Google Search Engine |
o final reflecte na probabilidade do "bem" prevalecer. fá-lo num tom amargo, levantando várias interrogações que poderão levar a respostas desanimadoras.
promising young woman salda-se num filme brutal com uma mensagem poderosa, esteticamente imaculado, com diálogos magistrais e interpretações excelentes, além de uma banda-sonora mais-do-que-pertinente - tem tudo para se tornar um clássico. triunfal.
»»»
. can you guess what every woman's worst nightmare is ?
»»»
. can you guess what every woman's worst nightmare is ?
»»»
Nenhum comentário:
Postar um comentário