segunda-feira, 30 de setembro de 2013

the crimson petal and the white (bbc)



 [ bom ]

título original. the crimson petal and the white.
género. drama. romance.
episódios. 04 (236 min)
ano.
2011

realização. marc munden.
argumento. lucinda coxon. michel faber.
protagonistas. romola garai. chris o'dowd. gillian anderson. amanda hale. richard e grant.
sinopse. 1870, londres. uma jovem prostituta vê a sua vida mudar, quando se torna amante de um poderoso industrial. [imdb]

---
bem-vindos à londres vitoriana: sobre-populada, pouco segura, com ruas imundas. bem-vindos a uma sociedade rígida e cheia de moralismos e proibições, imunes à prosperidade económica e avanço industrial que a inglaterra vive.




conheçam sugar, uma jovem mas experiente prostituta, que passa o tempo entre clientes a ler escritores vanguardistas, e a escrever o seu próprio romance, onde mata as suas personagens, violentamente e sem punição. na vida real, o mundo gira de outra forma e sugar é famosa por satisfazer quem a procura, de uma forma que mais ninguém o faz, tornando-a muito procurada entre os grandes fidalgos.

quando recebe william rackham, este não sabe o que quer fazer da vida. aspirante a escritor e sem gosto pelo negócio de família (loções, sabonetes e cremes), o tipo está à beira da bancarrota porque o pai recusa a financiar-lhe as aspirações literárias falhadas. william fica obcecado por sugar e pela forma como a prostituta vê a vida. a influência da jovem sugar revela-se bastante benéfica e william rackham começa a prosperar, surpreendendo todos os que o rodeiam.


scully, quem a viu e quem a vê...


os dois tornam-se amantes a tempo inteiro e sugar deixa o bordel onde trabalha desde criança, ficando à disposição, exclusivamente, do seu amante, com um conforto que nunca julgou possível. o que parece um sonho irreal começa a tornar-se uma experiência amarga, pois o preconceito torna-se uma barreira, aparentemente, intransponível.

the crimson petal and the white é uma série crua com duas sub-histórias além da principal, focadas na repressão e na falsa moralidade da época, assim como a falta de humanidade e de auto-valor quando se vive na pobreza. algumas cenas são desconfortáveis; a sobrevivência fala mais alto e quem tem pouco a perder, preocupa-se em comer e dá pouca importância à dignidade. do lado dos endinheirados, por muita que seja a podridão, quando se é abastado e de descendência nobre, as atenuantes são numerosas.



a caracterização (cenários, roupa, penteados, trejeito) está muito boa e os actores, quase todos desconhecidos, estão soberbos; fiquei fã da protagonista, a actriz romola garai, e vou ficar atenta a outros trabalhos.

gostei bastante da evolução da história e da forma como as personagens são complexas. sem surpresas, é a adaptação de um romance com excelentes críticas, escrito por michel farber. o único senão desta adaptação (não li o romance) é o último episódio, com cenas algo "aceleradas" e um fim apressado e anti-climático (uma escolha infeliz de edição e montagem, talvez) depois de tanto cuidado em desenvolver as personagens e as suas motivações.

a procurar e a ver.

nota: até à data, esta mini-série da bbc não foi exibida em portugal.



»»»
a single day spent doing things which fail to nourish the soul is a day stolen, mutilated, and discarded in the gutter of destiny .
 
»»»

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...