quinta-feira, 24 de maio de 2012

as serviçais



título original. THE HELP

realização e argumento. tate taylor.
protagonistas. viola davis. emma stone. octavia spencer. bryce dallas howard. jessica chastain.
género. drama.
duração. 146 min
ano.
2011
sinopse. skeeter é uma aspirante a escritora que decide escrever um livro com os testemunhos das empregadas domésticas negras. nos anos 60, no mississipi, este revela-se um projecto de risco. [imdb-do-filme]


avaliação [ bom ]

as serviçais / the help foi um dos filmes-sensação dos óscares de 2012. baseado no livro homónimo de kathryn stockett, que já li e adorei, é um filme completo, com tocantes momentos dramáticos e de comédia.

além do argumento de qualidade, tem um elenco fabuloso, que recebeu várias nomeações: viola davis, octavia spencer, bryce dallas howard, entre outras. a acção passa-se na conservadora e racista cidade de jackson, onde, em plena década de 60, ser preto é sinónimo de inferioridade, com o kkk a actuar impunemente e segregação a dar com um pau.

ser negro no mississipi significa fazer trabalho braçal ou não trabalhar. os homens estão basicamente confinados ao sector primário e as mulheres são empregadas domésticas, acumulando
a lida da casa e a educação dos filhos das patroas com qualquer outra coisa que surja. nem por isso têm direito ao salário mínimo ou à segurança social, mesmo com os discursos de martin luther king e jf kennedy a serem transmitidos via rádio e tv; não há forma da mudança chegar, porque o tempo basicamente parou em jackson, mississippi


as merdas que uma tipa tem de ouvir (além de limpar)!


mas nem todos os brancos concordam com a situação. skeeter phelan decide contar a versão das criadas, pondo a nu os bastidores do que se passa nas casas das senhoras brancas, a grande maioria déspotas e cruéis ao ponto de dissuadir as mais activistas de se manifestarem.

assim, ao longo de 2 horas e meia, assistimos à luta de um grupo de mulheres em denunciar e tentar mudar as mentalidades, ao mesmo tempo que temem pelas vidas. mas a constante humilhação e a esperança de um futuro mais digno leva-as mais além.

o ponto forte do filme são as personagens, todas elas femininas. há maldade e há sensibilidade, há força e há fraqueza nestas mulheres; é interessante seguir o filme, apesar de muitas cenas terem sido modificadas e da acção no livro ser MUITO mais crua e MUITO menos cor-de-rosa, sem necessidade de estereotipar algumas situações.


mesmo assim, as serviçais / the help é original e surpreendente, uma adaptação que não envergonha o livro mas que não o suplanta (o que seria uma tarefa impossível).

o filme é bom, o livro é ainda melhor
; o melhor será complementar um com o outro.

»»»

curiosidade: o realizador do filme e a autora do livro são amigos de infância; ambos cresceram em jackson, mississippi.


»»»

. you is kind. you is smart. you is important.

. love and hate are two horns on the same goat, eugenia. and you need a goat .

»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...