quinta-feira, 21 de abril de 2011

as bruxas de salém


título original.
THE CRUCIBLE 

realização.
nicholas hytner.

argumento. arthur miller.
protagonistas. daniel day-lewis. winona ryder. joan allen.

género.
drama histórico
duração. 124 min
ano.
1996

sinopse. 1692, massachusetts. numa pequena comunidade puritana, algumas adolescentes são encontradas nos bosques e acusadas de fazerem "o trabalho do diabo". assiste-se então a uma histeria em massa, onde muitas das família de salem vêem as suas vidas destruídas.


avaliação
[ muito bom ]

crítica. as bruxas de salém / the crucible é um filme com uma mensagem poderosíssima: a de que o medo do desconhecido e a superstição podem levar à histeria colectiva e precipitar acções irracionais e sem fundamento. na salem de 1692, isso saldou-se em dezenas de vítimas para o cadafalso.


tudo começa numa manhã num bosque, onde várias adolescentes fazem um ritual de magia branca para atrair o amor dos rapazes com quem desejam casar. porém, uma delas, abigail (ryder) deseja a morte da esposa de  john proctor (day-lewis), por quem está apaixonada. descobertas pelo reverendo da cidade, as jovens tentam isentar-se de culpa dizendo-se sob a influência do diabo.

a situação assume proporções descabidas e iniciam-se os julgamentos de salém, onde foram presas perto de 150 pessoas, muitas delas enforcadas ou executadas doutras formas. a base probatória? um pandemónio encenado pelas adolescentes que envolvem gritos, desmaios e outros fandangos, encabeçadas por abigail, que tudo faz para poder ter john proctor (lembra a glenn close de atracção fatal, não?).



lábios ressequidos e olhar esgazeado só podem significar problemas
(quanto mais não seja problemas de desidratação)
o filme trata temas como a loucura, a obsessão e o medo de forma lenta mas eficaz. temos tempo para conhecer as personagens e as suas personalidades, interpretadas por um elenco fabuloso, onde se destacam day-lewis e paul scofield (o juiz presidente dos julgamentos).

é com incredulidade que assistimos ao poder dado a raparigas impressionáveis e  a acusações sem fundamento probatório. o filme envolve-nos e torcemos para que tudo acabe bem, apesar da história ser conhecida.

um excelente filme.

»»»


. because it is my name! because i cannot have another in my life! because i lie and sign myself to lies! because i am not worth the dust on the feet of them that hang! how may i live without my name? i have given you my soul; leave me my name !


»»»



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...