domingo, 14 de agosto de 2011

wolf creek


título original.
WOLF CREEK

realização e argumento.
greg mclean.

protagonistas.
nathan phillips. cassandra magrath. john jarratt. kestie morassi.


género.
thriller. terror.
duração.
99 min

ano.
2005

sinopse. para liz, kristy e ben, a viagem até ao parque australiano de wolf creek é a viagem de uma vida. tudo corre bem até o carro avariar. um local aparece para ajudar o grupo, mas tem más intenções. [site-oficial-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  wolf creek foi um dos filmes-sensação do festival sundance em 2005.  custou 1 milhão de dólares a produzir e facturou mais de 30 milhões a nível mundial. o filme retrata a história de um assassino cujas vítimas são turistas que se aventuram no deserto australiano.

o filme demora o seu tempo a evoluir, com enfoque no trio de jovens aventureiros e nas diferenças que se verificam (a nível de fauna, flora e pessoas) à medida que se vão afastando da cidade e ficam mais próximo do destino, na zona mais isolada e selvagem.

paralelamente, há um crescendo de tensão, presente em cenas mais ou menos dispersas entre si, mas que fazem adivinhar um desenrolar negro.

pode até nem parecer, mas este homem é arrepiante,
pior só receber uma carta do fisco para ir às finanças!


para mim, o ponto forte do filme é o facto de ser perturbador, credível até. a acção e os diálogos soam a genuíno, beneficiando de uma crueza e amadorismo calculado, apanágio dos filmes independentes.

wolf creek apoia-se no suspense e na tensão para assustar, ao invés de recorrer ao gore e ao sangue à litrada, o que para mim funciona melhor, porque sentimo-nos desconfortáveis com o que vemos no ecrã (e nisso a interpretação de john jarratt é determinante, desde as expressões faciais à gargalhada), sentimo-nos mal quando o filme acaba e não queremos vê-lo de novo, o que é raro dentro do género.

a ver.

»»»


i was doing people a service really, by shooting them. there's kangaroos all over the place... like tourists .

»»»





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...