domingo, 4 de dezembro de 2022

o menu

 

[ bom ]

título original. the menu
.
género. terror. comédia. thriller.
duração. 1h 47min
ano.
 2022

realização. mark mylod.
argumento. seth reiss. will tracy.

protagonistas. ralph fiennes. anya taylor-joy. nicholas hoult. hong chau. judith light. john leguizamo. reed birney. aimee carrero.
sinopse. um casal inicia uma aventura gastronómica inesquecível num dos restaurantes mais exclusivos do mundo, liderado pelo famoso chef slowik; no menu estão previstas iguarias e várias surpresas chocantes. [imdb]
 
---

misturando suspense, terror e comédia negra, o menu é uma sátira social sobre a cultura de consumo, onde a actividade banal de comer se torna um símbolo de riqueza e ostentação.
 
Fonte: Google Images

o hawthorn é um dos restaurantes mais exclusivos do mundo, dirigido pelo aclamado chef slowik.

localizado numa ilha, o espaço serve um menu especial de degustação, preparado com os ingredientes locais mais frescos, a uma dúzia de convivas por noite.

obcecado com a perfeição, o chef promete um menu «diferente» aos 12 clientes, um menu cujo tema fica claro à medida que a acção se desenrola.

Fonte: Google Images

o menu tem interpretações excelentes de fiennes, taylor-joy, chau e hoult, mas o argumento não mantém a mesma qualidade do início ao fim.

a primeira metade do filme é rica em tensão, criando um ambiente sinistro onde o humor negro funciona muito bem. as imagens dos pratos apresentados (e o grafismo tipo catálogo) espelham a esterilidade dos convivas e do que os leva ao hawthorn (o casal abastado que volta pela enésima vez, o foodie entusiasta, o actor que deixou de ser relevante e que quer voltar à ribalta...).

Fonte: Google Images

já o segundo acto desilude: quase não há sobressaltos, o humor é fraco (e mais espaçado) e as personagens tornam-se desinteressantes, com muito pouco a ser explicado sobre as suas motivações.

o menu aborda os temas do talento culinário e da obsessão e mistura-os com violência de uma forma sagaz, num comentário social inteligente.


Fonte: Google Images

no entanto, apesar das cenas finais elevarem um pouco o marasmo da segunda metade da fita, saí do cinema com a sensação de que a premissa e o elenco (excelentes) não tiveram uma execução à altura.

»»»
.
here, we are family. we harvest. we ferment. we gel .
»»»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...