[ muito bom ]
título original. kalifat.
género. thriller. drama. crime.
episódios. 8 (6h 13m)
ano. 2020
criador. wilhelm behrman.
protagonistas. gizem erdogan. amed bozan. aliette opheim. nora rios. lancelot ncube. amanda sohrabi.
protagonistas. gizem erdogan. amed bozan. aliette opheim. nora rios. lancelot ncube. amanda sohrabi.
sinopse. uma agente recebe a informação de um atentado iminente em território sueco. num liceu, um grupo de amigas são aliciadas para um mundo novo que lhes oferece escolhas diferentes de tudo o que conhecem. [imdb]
---
caliphate é uma série sueca de 2020, disponível na plataforma netflix.
ao longo de oito episódios, seguimos fatima, uma ambiciosa agente que prefere trabalhar sozinha; pervin, a esposa de um membro do daesh que quer sair da síria; e sulle e kerima, duas adolescentes insatisfeitas com a vida familiar que têm e sem perspetivas que lhes agradem.
centrada na luta contra o terrorismo do daesh, a história mostra o processo de recrutamento e radicalização dos jovens baseados na suécia, assim como a investigação criminal de denúncias, neste caso através de uma agente impulsiva que decide agir paralelamente à chefia com base numa informação anónima.
Fonte: Google Search Engine |
quem não leu sobre as "noivas do daesh", jovens europeias que deixaram as suas vidas ocidentais para trás para abraçarem uma vida seguindo a interpretação mais radical do islão, casando com membros do daesh?
várias delas fizeram notícia quando, anos depois, depois de o daesh sucumbir perante os exércitos curdo-árabes, abandonaram o califado e se refugiaram em campos no leste da síria e pediram para voltar aos seus países de origem, o que nem sempre foi concedido.
a acção de caliphate baseia-se em algumas dessas histórias, através dos olhos de diferentes actores em lados diferentes do conflito: como os radicais vivem e se organizam; o quotidiano das ex-noivas, agora esposas a viver na síria; a parte da investigação policial em solo europeu (sueco, neste caso); como é feito o recrutamento de pessoas para garantir o funcionamento e os objectivos da organização extremista.
a tensão é muito bem doseada e os
episódios mantêm-nos envolvidos na história, que tem várias reviravoltas. talvez
devido ao número de episódios (8), há umas quantas coincidências
convenientes para fazer avançar a acção, mas nada dramático. com um elenco e personagens internacionais, ouvimos árabe, sueco, turco, bósnio e inglês - eu vi caliphate com o áudio original, mas está disponível uma versão dobrada em inglês.
a série tem o nível que poderíamos esperar de uma grande produção norte-americana (estou a pensar em homeland, uma das minhas séries de eleição sobre terrorismo e segurança interna), que só traz crédito extra ao resultado final.
o final é bastante bom, deixando algumas situações em aberto. à data deste apontamento, não estava prevista uma segunda temporada.
»»»
. i'm all she has. she will call back .
»»»
. i'm all she has. she will call back .
»»»