quinta-feira, 18 de agosto de 2011

a duquesa


título original.
THE DUCHESS

realização.
saul dibb.
argumento. saul dibb. jeffrey hatcher. anders thomas jensen.
protagonistas.
keira knightley. ralph fiennes. charlotte rampling.


género.
biografia. drama histórico.
duração.
110 min

ano.
2008

sinopse. esta é a história de georgiana spencer, a mulher mais fascinante da sua época. enquanto a sua beleza e carisma lhe trouxeram êxito, os seus gostos extravagantes tornaram-na infame. georgiana casou jovem com o duque de devonshire, íntimo de ministros e príncipes, e tornou-se um ícone de moda, uma mãe devota, uma astuta figura política e a mulher mais adorada pelo povo. [site-oficial-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  a duquesa / the duchess é a biografia histórica da duquesa de devonshire, georgiana spencer, uma nobre inglesa bastante famosa do século 18, que se envolveu nos movimentos políticos da altura e foi uma figura social proeminente.

o filme é todo ele um drama, na forma fiel como retrata o papel da mulher, do casamento, do status, agudizando as tragédias dos personagens. georgiana casou-se aos 17 anos com o duque de devonshire, bastante mais velho, preocupado somente em ter um varão. o marido revela-se um homem distante e frio, que a trai constantemente, e a jovem vira-se para os eventos sociais e para a política, na luta contra o absolutismo.

a sua fama cresce e torna-se  a mais cobiçada mulher de inglaterra, quer nas festas quer nos comícios políticos. a sua vida doméstica e conjugal, porém, corre pelo pior, sem amor nem confiança.
georgiana conhece a traição, a infidelidade e a chantagem por aqueles que lhe são mais queridos, onde lhe dão a escolher entre o amor de um homem ou o amor aos filhos.

uma lata de laca por dia, no mínimo, para armar o cabeção!

o elenco d'a duquesa / the duchess é muito bom, com destaque para keira knightley (no papel da duquesa) e para hayley atwell (como lady bess foster). o guarda-roupa é deslumbrante e os cenários espantosos. a história é bastante apelativa e as duas horas de duração passam rápido.

um ponto menos positivo é o andamento do filme, algo lento, que se foca demasiado no casamento e amores da duquesa e quase nada nas suas façanhas políticas (como a luta pelo sufrágio feminino) e acções de mecenato. nada que desvirtue o que é apresentado, no entanto.

recomendo.

»»»


. g
ood people of westminster! the world is on the brink of disaster or salvation. from france to america, men and women are struggling to free themselves, to find meaning in their existence. change is upon us !


.
today we have won the vote. tomorrow we define the future .

»»»



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...