[ muito bom ]
género. drama. biografia.
duração. 2h 15m
ano. 2025
protagonistas. august diehl. david ruland. max bretschneider. dana herfurth. friederike becht. burghart klaussner. falk rockstroh. tilo werner. annamária láng.
baseado no livro homónimo de olivier guez, vencedor do prémio renaudot em 2017, o filme the disappearance of josef mengele reconstrói os anos de fuga do médico nazi conhecido como o “anjo da morte”.
após a queda do terceiro reich, mengele refugia-se na américa latina, sob identidades falsas, ajudado por ex-camaradas e cúmplices.
o filme começa por mergulhar-nos numa autêntica polifonia linguística, onde nos mantém: ouvimos o alemão, o espanhol, o português, o inglês e o italiano, ao sabor do trânsito de identidades, cúmplices e fronteiras que contribuíram para a falta de castigo de mengele.
essa diversidade linguística não é apenas factual, é ainda simbólica, mostrando como o mal pode adaptar-se, mudar de idioma e continuar a falar com voz humana.
em termos visuais, o filme adopta um estilo contido e sombrio.
as paisagens — da cosmopolita buenos aires às fronteiras do paraguai e do brasil — evocam a humidade da selva sul-americana e a claustrofobia de uma fuga permanente.
a interpretação estelar de august diehl (inglourious basterds - sacanas sem lei; the king's man) dá ao protagonista os ares e falas de um homem disciplinado, frio, meticuloso — um funcionário da morte que continua a justificar-se com frases burocráticas e racionalizações técnicas, longe do monstro mitificado que transforma o terror em rotina.
o filme explora, assim, a “banalidade do mal”. esta teoria, desenvolvida pela filósofa hannah arendt no livro eichmann em jerusalém, mostra que as pessoas comuns podem cometer actos extremos, um tema abordado em livros e filmes há décadas.
arendt viu em eichmann um burocrata obediente, ambicioso e incapaz de pensar criticamente. o mal torna-se “banal” quando é executado sem reflexão moral ou consciência do outro — "um mal sem profundidade", que este filme sobre mengele ilustra de uma forma notável e arrepiante.
Imagens: Google Search Images
. you should be proud to host an outstanding scientist of the third reich !
»»»





Nenhum comentário:
Postar um comentário