título original. zero dark thirty.
género. thriller. drama.
duração. 157 min
ano. 2012
realização. kathryn bigelow.
argumento. mark boal.
protagonistas. jessica chastain. james gandolfini. chris pratt. joel edgerton.
argumento. mark boal.
protagonistas. jessica chastain. james gandolfini. chris pratt. joel edgerton.
sinopse. a caça a osama bin laden inquietou o mundo e o governo americano
durante mais de uma década. no final, foi uma pequena e dedicada
equipa de operacionais que o conseguiu localizar. [imdb]
---
numa primeira tentativa de imparcialidade, tentei ver 00:30 a hora negra mais pelo aspecto técnico e não tanto pelo tema, mas como isso não faz sentido, deixei a ideia de lado.
00:30 a hora negra é um filme que nauseia, das cenas-choque ao patriotismo como pretexto para fazer o diabo a sete. em várias cenas vinham-me à ideia os milhões de espectadores americanos a acenar com a cabeça em sinal de aprovação, frente ao ecrã, perante a tortura de pessoas várias, a violação de tantas leis e direitos humanos, a análise tendenciosa de informação, tudo justificado para atingir o objectivo final: localizar e neutralizar o inimigo n.º 1 dos eua, o most wanted, osama bin laden. finalmente os atentados de 11 de setembro de 2001 teriam sido vingados e os islamitas radicais advertidos. a troco de quantas vidas é que não interessa nada.
no centro da acção está uma analista da cia, de nome maya, classificada como implacável e altamente inteligente. maya vive para o trabalho, para a missão de que foi incumbida e nada mais. trabalha sem parar e não consegue resultados, o que aumenta a pressão e a frustração. os ataques terroristas vão-se sucedendo no mundo, vidas inocentes vão-se perdendo numa demanda inútil, dois governos americanos sucedem-se e os americanos não estão mais perto de localizar o fundador e ex-líder da al-qaeda.
mas finalmente a persistência e a dedicação dão resultados e uma casa em abbottabad (paquistão) é sinalizada. maya acredita que lá está o maior alvo de todos, escondido do mundo. é organizada uma equipa de assalto e numa longa cena, é demonstrada a eficiência de uma força de operação especial. no fim, bin laden é executado, identificado e alegadamente sepultado em alto mar.
00:30 a hora negra é bem executado tecnicamente mas terrivelmente vazio.
as personagens são exploradas muito superficialmente (a protagonista é como um autómato) e o argumento poderia ser o de um documentário sobre a captura de bin laden com reconstituições feitas por actores desconhecidos. não há uma dimensão humana nos agentes da cia, nos bombistas-suicidas, nas populações das regiões onde os exércitos americanos estabelecem as bases. nunca é abordada as motivações dos dois lados da barricada, um enquadramento histórico/social, nada.
»»»
. can i be honest with you? i am bad fucking news. i'm not your friend.i 'm not gonna help you. i'm gonna break you. any questions ?
»»»
Nenhum comentário:
Postar um comentário