domingo, 1 de março de 2015

em parte incerta

[ bom ]

título original. gone girl.

género. drama. thriller.
duração. 149 min
ano.
 2014

realização. david fincher.
argumento. gillian flynn.

protagonistas. rosamund pike. ben affleck. neil patrick harris. carrie coon. tyler perry.
sinopse. no quinto aniversário de casamento, nick dunne avisa a polícia que a esposa desapareceu. sob a pressão dos jornalistas, o retrato da união feliz dos dois começa a desmoronar-se. rapidamente, as mentiras e os enganos postos a nu fazem com que todos questionem: será que nick matou a mulher? [imdb]
 
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em parte incerta é o primeiro livro de gillian flynn a ser adaptado, sendo que os restantes dois, lugares escuros e objectos cortantes já estão em pós-produção para cinema e televisão (mini-série). o maior êxito dos três livros, este em parte incerta foi aquele que menos gostei. é um bom livro que resultou num bom filme, mas as outras duas obras são, para mim, mais sinistras e assustadoras.


com um bom elenco e david fincher ao comando, não havia forma de termos um mau filme. ao longo de duas horas e meia, assistimos aos acontecimentos ligados ao desaparecimento de amy dunne, uma mulher extremamente inteligente e bem sucedida cujo casamento começa a descarrilar à medida que se esgotam a novidade e o romantismo e o marido é visto a uma luz cada vez mais realista.

no quinto ano de casados, amy desaparece misteriosamente. à medida que o caso apaixona a opinião pública e os jornalistas investigam o passado do casal, nick parece cada vez menos um bom marido e não demora a tornar-se o suspeito mais óbvio.



quando o diário de amy é encontrado, revela o estado do seu casamento: o inicial tom sonhador de amy dá lugar a uma voz medrosa e insegura, de uma mulher que teme pela vida e que já não confia do marido. ao mesmo tempo, nick tenta provar a sua inocência, mas todas as provas o contradizem, ao ponto de ter de contratar um advogado famoso por resolver "causas impossíveis".


como no livro, acção divide-se em capítulos contados pelo casal: os dele após o desaparecimento dela e os dela antes de desaparecer; nick foca-se nos interrogatórios, na organização popular para promover buscas por amy e em convencer as pessoas de que não é um assassino, e amy foca-se na sua vida, na sua carreira e na relação com nick, antes e durante o casamento.

fincher tem tempo suficiente de filme para ilustrar as cenas mais importantes da história (o livro de flynn tem mais de 500 páginas) e desde o início que somos envolvidos num ambiente retorcido e obscuro onde o realizador é mestre. porém, as falhas do livro mantêm-se no filme (ou não fosse a autora a argumentista): um final questionável e algumas pontas soltas que não fazem um "embrulho" convincente.


rosamund pike foi justamente nomeada pela sua interpretação e fincher tem filmes de se lhe tirar o chapéu (fight club e se7en), mas este filme não é o melhor dele.

estou bem mais interessada em ver as outras duas adaptações porque achei os livros superiores a este. em parte incerta, longe de ser mau,
não ultrapassa o best-seller em que se baseia (sobrevalorizado, na minha opinião), mas consegue transmitir o sentimento de inquietação original e é um thriller competente, o que vindo de david fincher desilude um pouco.

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. when i think of my wife, i always think of the back of her head. i picture cracking her lovely skull, unspooling her brain, trying to get answers. the primal questions of a marriage: what are you thinking? how are you feeling? what have we done to each other? what will we do ?
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