domingo, 9 de novembro de 2014

sem limites

[ bom ]

título original. bound.

género. thriller.
duração. 108 min
ano.
1996

realização e argumento. the wachowski brothers.

protagonistas. jennifer tilly. gina gershon. joe pantoliano.
sinopse. duas mulheres planeiam roubar dinheiro à máfia e culpar o namorado de uma delas. [imdb]
 
---

vi bound / sem limites há muitos anos e fiquei impressionada com a história, as protagonistas e o romance entre duas mulheres (um tema pouco comum no cinema). anos depois, muitos filmes passados, não tem o mesmo efeito em mim, mas permanece a mística; os wachowski são talentosos em todos os géneros em que deitam a mão (matrix é um dos meus filmes favoritos) .


violet é uma dondoca sustentada por caesar, que "lava" dinheiro para a máfia. aborrecida por um estilo de vida vazio, envolve-se com corky, uma ex-presidiária que está a remodelar um apartamento no prédio. juntas, as duas amantes planeiam o seu futuro: ficarem ricas com o dinheiro que caesar mantém em casa e usá-lo como bode expiatório, enquanto se põem a milhas.



adoro o look noir e o casal de protagonistas lésbico; é o que diferencia o filme de tantos outros de entre o género e do tema comum a tantos argumentos. quase duas décadas passadas, o filme envelheceu bem, outra característica dos irmãos wachowski.

há violência ou não houvesse mafiosos, há ganância ou não houvesse dinheiro ilícito, há sexo ou não houvesse traição. bound / sem limites é curto mas completo. a galeria de personagens é muitíssimo bem interpretada mas peca pela previsibilidade. tilly é perfeita como a burrinha que tem tanto de cérebro como de pernas; gershon tem o aspecto duro de uma criminosa (demasiado requintada em aspecto, mas nada é perfeito); pantoliano é o pau-mandado sem iniciativa que papa todas as mentiras que lhe dão com o ar de otário (e o penteado a condizer) que se espera.



um excelente exemplo de neo-noir e um bom thriller. 

»»»
for me, stealing's always been a lot like sex. two people who want the same thing: they get in a room, they talk about it. they start to plan.i t's kind of like flirting. it's kind of like... foreplay, 'cause the more they talk about it, the wetter they get. the only difference is,i can fuck someone i've just met. but to steal? i need to know someone like i know myself.
»»»

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Bué de Fitas! Somos também um blog sobre cinema. Nós buscamos compartilhar filmes com roteiro e direção de alta qualidade mas digamos que mais distante dos grandes holofotes. gostaríamos de convidá-los a conhecer a nossa página e a seguí-la.
obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...