domingo, 10 de abril de 2011

o demónio


título original.
DEVIL 

realização.
john erick dowdle.

argumento. brian nelson. m night shyamalan.
protagonistas. chris messina. jenny o'hara. jacob vargas.

género.
suspense
duração. 80 min
ano.
2010

sinopse. um grupo de desconhecidos fica preso num elevador. têm algo em comum: todos eles  são transgressores e desconhecem que o diabo veio reclamar-lhes as almas pelas escolhas que fizeram no passado.


avaliação
[ bom ]

crítica.  m. night shyamalan ganhou popularidade graças ao fenómeno de 1999 o sexto sentido, sendo que cada filme que escreveu a seguir foi arrasado pela crítica especializada. com as opiniões dos críticos podemos nós bem, mas a verdade é que os espectadores começaram também eles a notar um decrescente de qualidade nos trabalhos do indiano e isso notou-se nas bilheteira$.

vi a vila e a senhora da água e achei-os consideravelmente mais fracos, e baixei a fasquia que associava a shyamalan.
o demónio / devil poderá alterar isso, restaurando um pouco da credibilidade criativa do indiano.

o filme começa com a narrativa de uma das personagens, dando-nos conta de que o diabo anda entre nós sob a forma humana, à procura de almas polutas. Há então um suicídio num edifício onde 5 pessoas, aparentemente sem relação entre si, ficam presas num elevador.

nesse elevador (onde está também o diabo) sempre vigiado pela câmara de vigilância instalada no tecto, começam a acontecer coisas estranhas, e, se ao inicio, o incidente é encarado sem grande alarido, cedo se instala o pânico dentro e fora do espaço.



o que estaria a tocar no elevador: coldplay, u2 ?
uma boa melodia acalmará o diabo?


a grande mais-valia do filme é o suspense psicológico que cria, alimentado pela personalidade das pessoas que estão presas no ascensor, nenhuma delas uma santa, incorporando uma faceta do mal que existe no homem.

consegue manter o espectador interessado e tem uma acção coerente
. o final é interessante; dentro do género, é um bom filme.

»»»

. my mother's story would always begin the same way, with a suicide paying the way for the devil's arrival. and it would always end with the deaths of all those trapped .

»»»




2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

E esse diabo não podia fazer uma visitinha ali para os lados de São Bento? Tem é de levar um atrelado, tanta a alma que levaria!

barroca disse...

Podia sim; e se fizesse um desviozinho e apanhasse a troika fmi'ana ainda melhor!

Uma carrinha do lixo, com uma passagem pelo compactador, dava conta do recado, não? ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...