terça-feira, 19 de junho de 2012

prometheus



título original. PROMETHEUS

realização. ridley scott.
argumento. jon spaihts. damon lindelof.
protagonistas. noomi rapace. michael fassbender. charlize theron. idris elba.
género. ficção científica.
duração. 124 min
ano.
2012
sinopse. uma expedição espacial parte em busca do maior dos segredos: o da origem humana. mas o que a tripulação encontra é um pesadelo. [imdb-do-filme]


avaliação
[ bom ]



prometheus
é o novo "bebé" de ridley scott, o realizador responsável por alien - o 8.º passageiro, o filme que, a par de veio do outro mundo, redefiniu o terror na ficção científica, fazendo felicíssimos muito fãs (eu incluída) dos 2 géneros.


desde que o filme começou a tomar forma, em 2010, e saíram notícias para os media, que muitos fãs (eu não incluída) andavam a especular sobre os como e os quê da história. assim, dois anos depois, juntando o marketing de hollywood ao falatório em inúmeros fóruns e blogues, prometheus foi lançado com expectativa e menções várias ao sucesso de alien.
 

prometheus começa como ficção científica pura; enchi o olho com os cenários e a atmosfera espacial, onde, em 2089, se passeiam um andróide perfeito (michael fassbender num papel soberbo) e cientistas motivados, numa busca pela origem da humanidade.

confesso que fiquei bastante empolgada com a primeira das 2 horas de filme, uma mistura hábil de suspense, acção e drama; nem as partes mais paradas são aborrecidas. não foi perfeita, mas foi uma boa experiência; pouco depois de começar a segunda parte do filme, o ritmo mudou; o filme tem menos dinâmica, menos interesse e menos coerência. 


apesar da história ser interessante, acaba por se tornar (infelizmente) secundária, com o argumento a ceder lugar a cenas de terror um bocadito medíocres, onde os alienígenas são maus e os humanos merecem castigo por serem metediços.

eu gostei de prometheus, acho-o um filme entusiasmante e visualmente grandioso. lamento que um orçamento de milhões de dólares (ainda que bem investidos em cenários de encher o olho) não tenha originado uma história mais inteligente e desafiante, porque os ingredientes estavam lá: elenco (noomi rapace é uma excelente protagonista), cenários, fotografia. falhou o argumento.
 

eu vi em digital e não senti falta do 3d, que dispenso.
»»»

curiosidade: o título original do filme era 'paraíso' (paradise).


»»»

100,000 bc: stone tools. 4,000 bc: the wheel. 900 ad: gunpowder - bit of a game changer, that one. 19th century: eureka, the lightbulb! 20th century: the automobile, television, nuclear weapons, spacecrafts, Internet. 21st century: biotech, nanotech, fusion and fission (...) at this moment of our civilization, we can create cybernetic individuals, who in just a few short years will be completely indistinguishable from us. which leads to an obvious conclusion: we are the gods now .

»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...